23 FEV 2023
Olímpia alcança a maior nota de gestão em avaliação do Tribunal de Contas e fica entre as melhores cidades do Estado
A eficiência na gestão da Estância Turística de Olímpia alcançou novamente resultados de destaque. Desta vez, a avaliação é do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), o principal órgão fiscalizador da aplicação dos recursos públicos pelos governantes dos municípios.

Isso porque, recentemente, o TCE divulgou o relatório do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2022, referente a 2021, no qual Olímpia conquistou mais uma vez a nota “B”, mantendo a chancela de Gestão Efetiva, como nos últimos anos. Importante ressaltar que o índice foi o mais alto registrado na avaliação de 2022 e foi atingido somente por 33 cidades, representando apenas 5% dos 644 municípios paulistas avaliados.

Nenhuma cidade do Estado alcançou os IEGM A (altamente efetivo) ou B+ (muito efetivo). Por outro lado, 164 municípios tiveram nota C+ (em fase de adequação) e 447 tiveram IEMG C (baixo nível de adequação).

Com isso, o desempenho positivo garante a Olímpia uma das melhores gestões de todo Estado de São Paulo e ainda em toda a região metropolitana, tendo em vista que, além de Olímpia, apenas Ibirá, Urupês e José Bonifácio também tiveram nota “B”. A nota fica acima da média registrada nas regiões administrativas de São José do Rio Preto e Barretos e, se considerada a população, Olímpia é a única cidade acima de 50 mil habitantes com o IEGM-B, na região.

Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEG-M/TCESP mede a qualidade dos gastos municipais e avalia as políticas e atividades públicas do gestor municipal. Ao todo, são medidos sete índices temáticos Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação, sendo que o grande destaque de Olímpia foi a Gestão Fiscal como muito efetiva (B+).

As informações para o cálculo do índice são fornecidas pelas administrações municipais e validadas, por amostragem, pelas equipes de Fiscalização do TCESP. Os dados podem ser utilizados como mais um instrumento técnico nas análises das contas públicas, sem perder o foco do planejamento em relação às necessidades da sociedade.

Segundo avaliação do Tribunal, em 2022, pela primeira vez, a nota geral do IEG-M foi “C” (“baixo nível de adequação”), a mais baixa do indicador, havendo uma piora no quadro geral da efetividade das gestões públicas.

Em Olímpia, uma Comissão Municipal foi criada para o acompanhamento, supervisão e controle do levantamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, com representantes das secretarias envolvidas a fim de aprimorar o trabalho no município visando melhorar cada vez mais a eficiência da gestão.

“O Tribunal de Contas é o órgão mais sério e transparente para o acompanhamento dos gastos e investimentos públicos, por isso, é muito importante termos sido avaliados como Gestão Efetiva, mostrando nossa eficiência e responsabilidade com os recursos do município, principalmente nas principais áreas de atuação em benefício da população. O desempenho de Olímpia tem sido cada vez mais destaque na região e no Estado, ficando entre os melhores, e isso nos incentiva a trabalhar sempre com planejamento e seriedade”, ressaltou o prefeito Fernando Cunha.

Acesse o Painel do IEMG - TCE: http://​https://bit.ly/PainelIEMG