23 FEV 2023
Semana de Comemorações dos 120 anos de Olímpia começa nesta sexta (24) com homenagem à história da cidade no Coreto
No próximo dia 02 de março, a Estância Turística de Olímpia completa 120 anos de fundação e, para marcar a data mais especial da cidade, uma Semana de Comemorações com entrega de obras, homenagens, atos simbólicos e exposições culturais será realizada pela Prefeitura.

A abertura das festividades começa já nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 18h30, no Coreto da Praça Rui Barbosa, com uma edição especial do projeto Memória Viva, com o tema “Olímpia 120 anos – Nossa História, Nossa Gente”.

Idealizado pela Associação Olímpia para Todos em parceria com a secretaria de Educação, o projeto vem para enaltecer a cidade menina moça que, com o tempo, cresceu e se tornou a Capital Nacional do Folclore, cidade das águas quentes e o destino turístico mais pujante do Estado de São Paulo.

Uma homenagem à olimpiense Zuleica Carneiro Zangerolami, personalidade importante da história da cidade, que se destaca por seu trabalho social e voltado para a educação, também será apresentado pela secretaria de Educação junto com alunos das escolas municipais com uma encenação teatral e interpretações de músicas, danças e memórias, que contam a história do município. A apresentação é aberta ao público em geral e será, para a cidade, um momento para recordar, vivenciar e estender a gratidão aqueles que asseguraram ao povo olimpiense, o progresso e a magnitude.

O cronograma continua na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, às 17 horas, com a entrega da Areninha do bairro Viva Olímpia/Harmonia, que receberá o nome do saudoso olimpiense, Marcelo Benedito Lupi, grande competidor dos campeonatos de futebol amador de Olímpia. Ao todo, o município três equipamentos desses, em um convênio com o Governo do Estado, que com campo sintético para futebol society, quadra de basquete de rua 3x3 e iluminação de LED, para uso da população. As outras duas dos bairros Tropical II e Cohab III ainda serão entregues pelo Estado.

Na terça-feira, dia 28, a programação será cultural com abertura de duas novas exposiçõesàs 17 horas, na Pinacoteca, localizada na Casa da Cultura, com a mostra “Olímpia 120 anos” e, na em seguida, às 18h30, com a exposição fotográfica “O que vem de dentro”, no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa. O novo acervo tem pesquisa e curadoria do premiado escritor, roteirista, curador de fotografia e editor de São Paulo, Diógenes Moura, e reúne uma coletânea de obras de renomados fotógrafos sobre o tema “do Exu a Jesus Cristo”, celebrando a humanidade, o respeito e a liberdade.

Já na quarta-feira, dia 01 de março, véspera do aniversário de Olímpia, às 11 horasserá inaugurada a Nova Creche do Jardim Maranata. Em impasse há diversos anos, a obra, que é um convênio com o Governo Federal, foi concluída com esforços e recursos do município para ampliar o atendimento aos moradores da região. Com isso, no local funcionará as novas instalações da Creche Pedrinho, com uma estrutura mais adequada e maior capacidade de alunos, em período integral e parcial.

Ainda na quarta, à noite, a grande atração da Semana de Comemorações será o show com o cantor Leonardo, um dos sertanejos de maior sucesso no país, com músicas que marcam gerações. A abertura dos portões do Recinto do Folclore será às 21 horas e o evento conta com pista solidária, mediante a troca antecipada de 1kg de alimento (arroz, feijão, óleo, leite e café), pelo ingresso, na secretaria de Assistência Social. Uma oportunidade para comemorar mais um ano de história com toda a população olimpiense.

Por fim, com o objetivo de agradecer as bênçãos e conquistas, será realizada uma Missa em Ação de Graças ao Aniversário de Olímpia e à Abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino, na quinta-feira, dia 02 de março, dia do aniversário, às 19 horas. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Milton Kenan Júnior, na Igreja Matriz de São João Batista. Toda a programação é gratuita e aberta à população que quiser prestigiar.