24 FEV 2023
OBRAS
Estrada entre Olímpia e Álvora passa por limpeza para receber obras de pavimentação
Mais uma obra de infraestrutura bastante aguardada pelos moradores e motoristas da Estância Turística de Olímpia será concretizada. A Estrada Vicinal José Recco (OLP - 020), que liga a cidade a Álvora, distrito de Severínia, começou a passar, nesta semana, pelo trabalho de limpeza para ser pavimentada.

Os trabalhos contemplam duas fases, que incluem tanto a recuperação funcional no trecho já asfaltado entre Severínia e Álvora, como a tão aguardada pavimentação asfáltica entre Álvora e Olímpia, cuja estrada é de terra. A via é bastante utilizada por moradores, produtores rurais e também por ciclistas, que há anos solicitam a pavimentação do trecho para melhor comodidade, transporte, estrutura e segurança.

A demanda vinha sendo pauta de constante gestão do prefeito Fernando Cunha, desde o primeiro mandato, e de lideranças que representam a cidade junto ao Governo do Estado, tendo em vista o custo da obra.

Em 2020, a Prefeitura, por meio da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, realizou a pavimentação do início da estrada num trecho de aproximadamente 650 metros de extensão, na saída da Cohab III. A obra contou com toda a estrutura necessária, como construção de boca de lobo e sarjeta, além da massa asfáltica e sinalização.

Agora, o restante da estrada será asfaltado pelo Estado, por meio do DER – Departamento de Estradas de Rodagem. Os trabalhos incluem a limpeza, drenagem, terraplanagem e aplicação do asfalto. O investimento total é de R$ 14,6 milhões para a recuperação funcional e a pavimentação, contemplando toda a extensão da via, de cerca de 12 quilômetros.

“As obras de infraestrutura das estradas demandam grande investimento que os municípios não têm como custear. Por isso, há anos, levamos essa e outras solicitações para o Estado, buscando soluções definitivas para as vicinais que precisam de manutenção constante por questões de segurança. Fizemos o começo com recursos próprios até a entrada das chácaras instaladas no local e buscamos essa parceria para contemplar a totalidade da extensão, que enfim, será concretizada. Agora, nossa luta e gestão continuam para a retomada da Natal Breda, que teve o trecho pertencente à Tabapuã finalizado e a parte de Olímpia foi abandonada pela empresa responsável. Estamos realizando serviço emergencial de tapa-buracos na vicinal, mas estamos em tratativa já com o novo governo para que a nova licitação ocorra o quanto antes porque não podemos ter nossa população prejudicada”, ressaltou o prefeito Fernando Cunha.