06 MAR 2023
SAÚDE
10ª Conferência de Saúde reúne centenas de pessoas para discutir melhorias dos serviços do SUS em Olímpia
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou na última semana, a Conferência Municipal de Saúde que discutiu as diretrizes do SUS e os serviços públicos para a população. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, recebeu centenas de pessoas entre profissionais de saúde, colaboradores e munícipes.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", o encontro cumpriu a etapa municipal, visto que as conferências estão ocorrendo em todas as cidades do Brasil, desde novembro do ano passado, como ação e oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar atividades futuras de saúde nas cidades.

O servidor público da DRS V de Barretos, Cláudio José Machado, ministrou palestra sobre o tema e abordou assuntos de melhorias para a saúde, ressaltando os princípios e diretrizes do SUS. Além da palestra, os participantes foram divididos em quatro grupos para discutir as propostas de melhorias dos serviços, entre eles: Regulação dos serviços de saúde, seus desafios e suas dificuldades; Saúde como direito e o fortalecimento da atenção primária; Assistência farmacêutica seus desafios e suas dificuldades; Direitos e deveres dos usuários de acordo com a universalidade, equidade e integralidade do SUS.

As propostas e ideias apresentadas pelos grupos serão enviadas para o Departamento Regional de Saúde (DRS), e após serem analisadas em conjunto com os outros municípios da região, as mesmas são encaminhadas para macrorregião de Barretos.

A Conferência foi comandada pela secretária municipal de Saúde, Maria Cláudia Vieira Marcondes Lemos de Toledo, com o apoio da equipe gestora da pasta.