20 MAR 2023
CULTURA
Avenida Aurora ganha Mural de Arte Urbana às margens do córrego Olhos D’Água em homenagem à cidade e ao folclore

No mês em que a Estância Turística de Olímpia celebra 120 anos de fundação, mais um presente para toda população olimpiense foi entregue, no último sábado (18). O Mural de Arte Urbana, pintado em grafite às margens do Córrego Olhos D’Água na Avenida Aurora Forti Neves, é uma ação do ProAC – Programa de Ação Cultural “Cidade Viva”, por meio de uma parceria do Grupo Tereos com o Governo do Estado de São Paulo, parabenizando a Capital Nacional do Folclore pelo seu desenvolvimento.

Com imagens da sereia Iara, lenda do folclore brasileiro, o mural explorou o tema “Mães D’Água”, revelando expressões artísticas urbanas, criativas e populares para aproximar o público da cultura e da arte de rua. A obra, assinada pelo renomado artista paulistano Diego Dgoh, autor de painéis de arte em mais de 15 países, teve participação dos grafiteiros Bess, mineiro de Belo Horizonte, e Will, de São José do Rio Preto.

A cerimônia, organizada pela Numen Produtora, empresa idealizadora do projeto, contou com a presença de autoridades municipais, da secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti representando o prefeito Fernando Cunha, dos vereadores Edna Marques e Rodrigo Ruiz, de representantes da Guarani Mais que Açúcar, artistas, população e demais convidados. O evento teve ainda animação por conta do DJ Stuquiss e distribuição de bexigas coloridas e algodão-doce, em uma iniciativa do Grupo Tereos.

Em uma saudação aos presentes, a secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti, agradeceu a Tereos pelo projeto e falou da importância do mural para a cidade. “Este é mais um ponto de visitação para os nossos olimpienses e turistas. Um espetáculo de mural que nos transforma em cidade viva, através da arte. Essa linguagem cultural que Olímpia perpetua há quase 60 anos, que é o Folclore, teve uma releitura maravilhosa por esses artistas para destacar nossa arte popular. Isso nos enche de orgulho,” destacou Guegué.

O projeto “Olímpia Viva” localizado próximo ao letreiro “Eu Amo Olímpia” já recebeu iluminação, para ser contemplado também no período noturno e uma placa explicativa do mural, afixada no deck da Avenida. Toda população está convidada a visitar o Mural de Arte Urbana com pinturas em grafite.