20 MAR 2023
ESPORTES
Aulão do Projeto Maquininha do Futuro e Festival de Hip Hop movimentaram o Ginásio de Esportes com ações gratuitas para crianças e jovens

Investindo cada vez mais em projetos de incentivo ao esporte, lazer e cultura na Estância Turística de Olímpia, o Ginásio de Esportes “Olyntho Zambom” recebeu, nesse fim de semana, dois eventos importantes para a cidade.

Na noite da sexta-feira (17), o Aulão esportivo gratuito do Projeto “Maquininha do Futuro” reuniu centenas de crianças e jovens para conhecer as modalidades esportivas e se exercitar na prática das atividades educativas do Judô, Karatê, Capoeira, MMA, Jiu Jitsu, Zumba e Funcional, com muita alegria e disposição física.

A aula simultânea de todas as modalidades foi comandada pelos professores do Projeto Maquininha do Futuro de São José do Rio Preto, com o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e participação dos professores, Sensei Márcio André Pimenta, da Escola Municipal de Judô de Olímpia, do Sensei Angel Jomar da modalidade de Karatê, da professora Maiara Rodrigues, diretora de Lazer e Juventude e responsável pelo projeto municipal Mulheres em Movimento, além de outros projetos esportivos da região.

Participaram do Aulão crianças e jovens do educandário Frei Roque Biscione, da Associação Cultural Esportiva de Olímpia, coordenada por Luciano Ferreira, crianças da rede municipal de ensino e a população em geral. A aula foi uma ação demonstrativa, tendo em vista que o município estuda as possibilidades legais para, em breve, trazer o projeto com algumas modalidades para Olímpia.

O Maquininha do Futuro foi fundado em 2015 pelo jovem rio-pretense e, hoje vereador, Bruno Moura, que também esteve presente no aulão, explicando sobre o projeto e agradecendo a Prefeitura pelo convite. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver atividades esportivas, de lazer e cultura para crianças e adolescentes, com faixa etária de 06 a 14 anos auxiliando no desenvolvimento físico e evitando a vulnerabilidade social.

FESTIVAL DE HIP HOP

No sábado (18), a grande atração no Ginásio foi o Festival de Hip Hop de Olímpia. O evento, organizado pelos DJ Makalé e Nego Thedy do Movimento Cultural de Hip Hop de Olímpia com apoio da Prefeitura, recebeu mais de 20 atrações culturais com apresentações de DJ’s, batalhas de MC’s e Breack, além de pinturas em grafite e muito estilo musical. Uma mistura de arte, dança, música, estilo, história e atitude para destacar a cultura urbana.

Além dos artistas e jovens olimpienses, prestigiaram o festival apaixonados pelo Hip Hop de Novo Horizonte, Bebedouro, Barretos, Catanduva e São José do Rio Preto. O secretário de Esporte, Fernandinho Silva, e o presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Barrera, também prestigiaram. A GCM e forças de segurança do município deram apoio ao evento. O festival explorou a temática atual, com espaços para debater a discriminação e valorização da cultura de rua.

Após as batalhas de break e rima, Estevão dos Santos Marques (de Olímpia) ganhou a batalha de rima, seguido do segundo colocado, também de Olímpia, Luciano Silva. Na batalha de break, quem levou a melhor foi o olimpiense Bruno Cudinhoto, conhecido como “Buguelo”. Os vencedores receberam troféus pelas brilhantes apresentações. A organização do Festival contou com o apoio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.