22 MAR 2023
OBRAS
Parque Ecológico com lagos, paisagismo e espaço para lazer e atividades segue em construção na Avenida Benatti
A Avenida Benatti, no prolongamento da Aurora Forti Neves, tem se tornado cada vez mais frequentada por moradores e turistas que buscam espaços de lazer e prática de atividades físicas na Estância Turística de Olímpia.

Por isso, o local, que conta com ampla estrutura de 5 km de extensão de pista de caminhada, ciclovia, iluminação de LED e paisagismo, está ganhando novos investimentos para ser ainda mais atrativo e promover a qualidade de vida.

Um dos grandes projetos na região, que é chamada Vale do Turismo por estar próxima aos parques aquáticos e empreendimentos hoteleiros, é a construção do Parque Ecológico, que está sendo implantado por etapas.

O Parque Ecológico Olhos D’Água conta com dois lagos, que são abastecidos por uma adutora de 900 metros de extensão, construída no ano passado para conduzir a água de reuso tratada do parque aquático Thermas dos Laranjais até o local.

Até então, passado o ciclo de reutilização da água nas piscinas, a água era lançada no Córrego Olhos D’Água, com licença dos órgãos ambientais, uma vez que é tratada. No entanto, com a nova tubulação, a água passou a ser direcionada até os lagos que ganharam forma e já estão embelezando a região. A instalação foi mais uma parceria entre o município e o parque aquático.

Os lagos estão sendo executados com maquinários e equipes do próprio município, otimizando o investimento de recursos. Após a formação completa dos lagos, em breve, será licitada a empresa para construção da pista de caminhada e ciclovia e demais equipamentos que farão parte do novo complexo de lazer. Esta etapa será executada com recursos do FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, órgão vinculado ao Governo do Estado, por meio da secretaria da Justiça e da Cidadania, que visa destinar recursos para obras que envolvam ações de meio ambiente associadas ao valor histórico, turístico, urbanístico e de interesse coletivo.

OUTROS PROJETOS E NOVO TREVO
Além do Parque Ecológico, a região também tem outras obras e projetos em andamento. Um deles é o Centro Cultural Ruy Ohtake, que será construído antes da área dos lagos. Com projeto do renomado e saudoso arquiteto Ruy Ohtake, o espaço sediará o Centro Cultural da Imagem e do Som para preservar e documentar a memória audiovisual de Olímpia, ligadas à arte, imagem e som, como música, cinema, fotografia, artes gráficas, dentre outras. O atrativo já está em fase de licitação e será construído com recursos do Governo do Estado, por meio do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Ainda região, estão em construção empreendimentos particulares como o Outlet, que será o primeiro do noroeste paulista e está em fase de acabamento interno, e ainda as obras do novo trevo, que possibilitará um acesso adequado e seguro à cidade, interligando a Rodovia Assis Chateaubriand com a Avenida Benatti, evitando o fluxo intenso dentro do município.

Com as obras, ocorrerá ainda a duplicação de 1,5 km da Rodovia no trecho que compreenderá o novo trevo. Os trabalhos são de responsabilidade do Governo do Estado, com um investimento total de cerca de R$ 38 milhões em recursos estaduais.