28 MAR 2023
SAÚDE
Nova Academia da Saúde e Centro de Convivência beneficiarão moradores da região leste
A região leste da Estância Turística de Olímpia tem ganhado novos investimentos para melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos moradores de uma das áreas mais populosas do município.

Com o crescimento da região, foi necessária a implantação de equipamentos que atendam os cidadãos em diversos setores e, por isso, a Administração está com projetos e obras em andamento.

Um deles é a construção de uma nova Academia da Saúde, que está sendo executada em uma área institucional entre os bairros Harmonia e Viva Olímpia. A instalação faz parte de um programa do Governo Federal, com os recursos investidos provenientes de emendas parlamentares de dois deputados federais, David Soares e Kim Kataguiri, ambos do partido UNIÃO – SP, totalizando cerca de R$ 500 mil.

O equipamento é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado com espaços públicos que ofertem práticas de atividades físicas gratuitas para a população. As unidades fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Olímpia já conta com um polo na Praça da Cohab IV, que foi totalmente reformado em 2020, e, agora terá mais um serviço disponível, ampliando o atendimento à população, com aulas e exercícios que incentivam o cuidado com a saúde e melhoram a qualidade de vida. Está em processo de licitação também mais uma unidade, que será instalada no Jardim Hélio Cazarini.

Segundo o projeto, além da Academia da Saúde, ainda será executada toda a estrutura necessária para implantação de mais uma Academia ao Ar Livre, com equipamentos diversos de ginástica apropriados para diversas idades.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA
Ao lado da Academia da Saúde, na mesma área institucional, está sendo construído também um Centro de Convivência, que funcionará como espaço multifuncional de eventos e atividades. Segundo o projeto, são mais de 150 metros quadrados do salão principal mais dois ambientes anexos e área externa, com toda estrutura necessária para atendimento social, com banheiros, cozinha, salão, depósito e apoio.

A edificação foi pensada de forma a oferecer um ambiente moderno, livre, despojado, aberto e confortável, com ventilação e iluminação adequados. O local terá também estrutura adaptada ao uso de portadores de necessidades especiais, tanto para garantir a mobilidade como a segurança.

A implantação é um convênio com o Governo do Estado, formalizado com a então secretaria de Desenvolvimento Regional, hoje, secretaria de Governo e Relações Institucionais. No total, será investido quase R$ 1 milhão, sendo R$ 765 mil de repasse do Estado e R$ 200 mil de contrapartida do município.