10 ABR 2023
NOTÍCIA
Corpo de Bombeiros oferece cursos gratuitos online de primeiros socorros e prevenção de incêndios e de acidentes

Com o objetivo de capacitar a população sobre como proceder em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo desenvolveu uma plataforma de capacitação online, com a disponibilização de cursos que trazem conhecimentos importantes e essenciais para o uso de técnicas de primeiros socorros e preservação da vida até a chegada do socorro especializado.

Assim, com o objetivo de fomentar na população uma consciência prevencionista para evitar acidentes domésticos envolvendo crianças, jovens e adultos e levando conhecimentos a todos, os cursos livres são realizados dentro de quatro temas em torno do programa “Sociedade Mais Segura”, Primeiros Socorros, Prevenção de Incêndios, Criança Mais Segura, e Jovem mais Seguro.

As capacitações gratuitas estão disponíveis na plataforma AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem), com acesso pelo site https://educacaopublica.corpodebombeiros.sp.gov.br/. Os interessados podem fazer um rápido cadastro e ter acesso imediato ao curso, não sendo necessário formação de turmas. A realização e conclusão das atividades seguirão o ritmo de cada um, ao tempo e nos momentos que tiverem disponibilidade para acesso.

Em Olímpia, as qualificações são incentivadas pelo Corpo de Bombeiros local, tendo em vista a importância da capacitação de todos os moradores para o primeiro atendimento a emergências.

A população em geral pode realizar os cursos, mas profissionais da área da educação, como professores e funcionários de escolas, a capacitação é ainda mais fundamental, uma vez que a certificação atende o que preconiza a Lei Lucas nº. 13.722/18, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

O curso de Primeiros Socorros terá carga horária de 20h/aula, sendo 16h no ensino a distância (EAD) e 4h/aula presenciais com atividades práticas e simuladas, que serão realizadas posteriormente pelo Corpo de Bombeiros de Olímpia, de acordo com a demanda local.