13 ABR 2023
CULTURA
Prefeitura abre inscrições de concurso para selecionar e premiar os grupos de Olímpia que se apresentarão no 59º Festival do Folclore
No clima preparatório da maior festa da cultura popular brasileira da Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, abriu nessa quarta-feira (12) as inscrições para o Concurso ‘Categoria Premiação’ para seleção de manifestações culturais de grupos folclóricos e parafolclóricos de Olímpia, que se apresentarão durante a 59ª edição do Festival do Folclore, que será realizado de 05 a 13 de agosto de 2023.

O objetivo do concurso é selecionar manifestações culturais locais, contemplando 18 grupos de Olímpia de carácter folclórico e parafolclórico, que não possuam vertente esportiva, possibilitando a participação nos palcos do festival e incentivando o aspecto histórico e cultural dos grupos. O valor da premiação será repassado aos vencedores através de recursos próprios, apoiando e fomentando a cultura local. Cada iniciativa selecionada será contemplada com um aporte de R$ 10 mil para execução da proposta.

O aviso de abertura para participação foi publicado no Diário Oficial Eletrônico dessa quarta (12) e o edital já está disponível no site, aba “Transparência”, com acesso direto pelo link https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/editais/0/1/3582/. Segundo o edital do Concurso 01/2023, as inscrições já estão abertas e as propostas e documentos necessários podem ser enviados até às 16h do dia 29 de maio, no formato impresso e junto com os anexos do Edital, e entregues na Secretaria de Turismo e Cultura, localizada na Avenida Brasil nº.155 - Centro, de segunda a sexta feira, das 8h às 16h.

O concurso, que é um prêmio de fomento à cultura em combinação com as demais normas regulamentares estaduais e municipais vigentes, seguirá as seguintes fases: inscrição, recebimento da documentação e proposta, análise e avaliação da documentação em caráter classificatório e eliminatório, resultado, divulgação, recurso, resultado dos recursos, resultado final, publicação da lista de classificados.

Todo processo terá acompanhamento da Comissão do Concurso, bem como da secretaria de Turismo e Cultura, responsável pela organização do Festival do Folclore. O FEFOL 2023 receberá além dos grupos olimpienses, apresentações dos grupos selecionados de todas as regiões do país, mostrando que o Brasil se encontra em Olímpia para preservar e confraternizar a cultura popular.