18 ABR 2023
Casos de dengue registram redução de 97% em relação ao ano passado em Olímpia
A Estância Turística de Olímpia apresenta um cenário de controle quando o assunto é dengue. Isso porque, desde o início deste ano, o município registrou somente 75 casos positivos da doença e os dados representam uma redução de 97% em relação ao período de janeiro a abril do ano passado, quando já haviam sido contabilizados 1.050 casos.

Os números consideram o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde, nessa segunda-feira (17), e, tendo em vista o fim do período mais chuvoso, a expectativa é de que as confirmações reduzam ainda mais.

Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, em 2022, quando foi decretada epidemia da doença, o mês de abril foi o que mais registrou novos casos durante o ano, somando 725 durante todo o mês. Este ano, até agora foram somente 32, comprovando a significativa redução em relação ao ano passado.

No entanto, de acordo com o setor de Controle de Endemias, apesar da drástica redução, a população deve manter os cuidados diários para prevenção. O município segue também com as visitas rotineiras a imóveis e busca ativa para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando recipientes que possam acumular água.

Além das visitas preventivas, quando há notificação de caso suspeito, é realizado o bloqueio nos arredores da residência e quando o caso é confirmado, é feita a nebulização costal. Orientações sobre os cuidados, sintomas e riscos também continuam conscientizando a população e recomendando a busca pelo atendimento médico quando necessário.