21 SET 2023
LAZER E JUVENTUDE
Mais de 200 jovens participam da 1ª Conferência Municipal da Juventude de Olímpia

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, realizou, na noite dessa quarta-feira (20), na Casa da Cultura, a 1ª Conferência Municipal da Juventude para discutir políticas públicas com foco nas propostas para os jovens. A iniciativa, promovida em vários municípios paulistas sob o comando da Coordenação Estadual da Juventude e a supervisão do coordenador Estadual Juliano Borges, reuniu em Olímpia, mais de 200 jovens, entre 15 e 29 anos.

Os participantes ouviram as propostas da Conferência através da leitura do Regimento Interno e foram divididos em 6 subgrupos para trabalhar 12 eixos temáticos dentro do tema: “Jovens Construindo o futuro para o adulto de amanhã.” Estiveram presentes mediadores e representantes das secretarias municipais de Olímpia para auxiliar os jovens na elaboração de propostas de políticas para a juventude, que serão levadas ao conhecimento das Conferências Regionais, Estaduais e Nacional, nos próximos dias.

Alunos das escolas estaduais “Prof.ª Dalva Vieira Itavo”, “Dona Anita Costa”, “Capitão Narciso Bertolino”, “Dr. Wilquem Manoel Neves”, “Dr. Antônio Augusto Reis Neves”, “Prof.ª Maria Ubaldina de Barros Furquim”, “Profº Alzira Tonelli Zacarelli” e representantes dos clubes de serviços “Escoteiros”, “Filhas de Jô” e Jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular contribuíram para as plenárias da Conferência. O evento contou também com o apoio do CIEE – Centro Integrado Empresa Escola, que exerce importante papel na inserção do jovem no mercado de trabalho.

Os 12 eixos temáticos abordados foram: Direito à Cidadania, à Participação Social, Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça e o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). Ao término das discussões, foram escolhidos 2 delegados municipais que representarão Olímpia nas Conferências Regionais, sendo os jovens João Victor Saviolo Valeriano e Nathaly Cristina de Deus Batista.

Para firmar o compromisso da gestão municipal que acredita que ouvir os jovens é a base para garantir a efetivação de políticas e direitos para a juventude, estiveram presentes os secretários municipais de Esporte, Fernandinho Silva, de Obras, Gilberto Tonelli, no ato representando o prefeito Fernando Cunha, Cristina Reale (Assistência) e Hélio Lisse Júnior (Segurança), além dos vereadores Luciano Ferreira e Edna Marques.

Segundo a diretora da Juventude e presidente do Conselho Municipal, Maiara Rodrigues, a Conferência mais do que cumprir recomendações é o primeiro passo para fazer do jovem o protagonista do futuro. “Realizar a Conferência Municipal, ouvindo esses mais de 200 jovens nas discussões, avaliações e construções de ações, é garantir um futuro com mais qualidade de vida e profissionalização para todos”, destacou.

Na próxima terça-feira (26), Olímpia participa em São José do Rio Preto, da Conferência Regional e se prepara para receber e sediar, nos dias 27 e 28 de outubro, a Conferência Estadual da Juventude com a expectativa de receber mais de 1500 jovens, além de autoridades de todo o Estado.