26 SET 2023
NOTÍCIA
Hollywood Brasileira: Olímpia se transforma em cenário de cinema com a gravação do filme “Furnas Fundas”
Paraíso das águas quentes e Capital Nacional do Folclore, a Estância Turística de Olímpia vem sendo popularmente apelidada de “Orlando Brasileira”, devido às suas diversas atrações de entretenimento, e agora, ganha mais uma novidade que está movimentando a cidade, desta vez no cinema nacional.

Isso porque a cidade foi escolhida como cenário da gravação do longa-metragem “Furnas Fundas”, um filme que se passa na pequena cidade que dá nome à produção cinematográfica. Furnas Fundas guarda um segredo muito mais antigo do que seu coreto, igreja, os pastos ou as florestas que a rodeiam. Durante uma eleição municipal acirrada e repleta de escândalos, Bartira, deve salvar sua cidade de algo sombrio que retorna para um banho de sangue.

Uma comédia com pitadas de terror e suspense, que tem grandes nomes da TV e do cinema brasileiro em seu elenco, entre eles, Eriberto Leão, que interpreta um vampiro, além de Otávio Muller, Natalia Lage e Letícia Lima nos papéis principais. Os atores Rodrigo Pandolfo, Wilson Rabelo e Gabriela Dias também compõem o elenco.

A escolha da cidade para a gravação tem ligação com o produtor do filme Marcus Spilimbergo Volpe, cujos pais são naturais de Olímpia, e encontrou na cidade e também no distrito de Ribeiro de Santos características propícias para o enredo. O longa-metragem é produzido pela produtora Midnight Japa, uma sociedade do produtor de família olimpiense com o diretor Roberto Marquez, indicado a melhor diretor no Festival Internacional de São Paulo pelo filme Maior que o Mundo.

Com as gravações já em andamento, grande parte do filme está sendo rodada em Ribeiro dos Santos, que passou por inúmeras intervenções de arte, dentre elas a construção de um coreto cenográfico na praça do distrito. Outra locação de importância no filme é o antigo hospital da Beneficência Portuguesa, além de imóveis particulares.

O projeto contou ainda com apoio da Prefeitura de Olímpia, que deu todo suporte e autorizações necessárias para seu desenvolvimento, possibilitando a mobilização de uma equipe de cerca de 150 profissionais do cinema que ficarão na cidade até o fim de outubro, quando se encerram as filmagens, movimentando também economicamente o município.

Outra curiosidade sobre o filme foi a seleção de moradores para a atuação como figurantes, proporcionando uma oportunidade única à população. Além da equipe técnica, atores e atrizes e 400 figurantes locais estão envolvidos no projeto, que tem previsão de lançamento para o 2º semestre de 2024, em cinemas de todo o país.

SOBRE O DIRETOR - Roberto Marquez
Indicado em 2021 pelo filme Maior que o Mundo como melhor Diretor e melhor filme na 45º mostra Internacional de São Paulo, formado em direção de fotografia pela New York Film Academy, Roberto Marquez já trabalhou em diversas produções nos EUA. Lá, ele também filmou curtas-metragens e clipes, incluindo Earnie and the Moom, Manu, Pretty Girls and Freaks, que foram exibidos em vários festivais, incluindo Firstglance Film Festival, Denver Underground Film Festival, Williamsburg Film Festival e Los Angels Indie Festival de Cinema. Freak foi premiado com um clipe no Festival de Cinema Firstglance e Earnie and the Moon como melhor curta no Festival de Cinema Indie de Los Angeles. Antes, cursou Rádio e TV na Fundação Armando Álvares Penteado. Em 2023 dirigiu episódios da série Modernistas sobre a semana de arte de 1922 (em finalização).

SOBRE O PRODUTOR - Marcus Spilimbergo Volpe
Com raízes em Olímpia, por parte de pai e mãe, Marcus é Sócio e Produtor na Midnight Japa Productions. Coproduziu o longa metragem Maior que o Mundo, indicado em 2021 a melhor Filme e melhor Diretor na 45º mostra Internacional de São Paulo. Atualmente, é o Produtor do filme Furnas Fundas além de diversos projetos em diferentes fases de desenvolvimento.