31 OUT 2023
SEGURANÇA, TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Sistema Detecta é implantado em Olímpia para integrar informações com as forças de segurança
Com o objetivo de trazer ainda mais segurança para os olimpienses e visitantes da Estância Turística, a Prefeitura de Olímpia aderiu recentemente ao Sistema Detecta, uma plataforma inteligente do Governo de São Paulo que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos.

A partir de agora, todas as câmeras com leitor automático de placas, instaladas nas entradas da cidade, estão interligadas com a Polícia Militar e, quando identificado veículos roubados, furtados, envolvidos em crime, e relacionado à pessoa desaparecida ou pessoa procurada, um alarme é acionado na 2ª Cia da Polícia Militar de Olímpia.

O Sistema Detecta é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e é o maior big data de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. É um sistema integrador de informações que realiza, com celeridade, a correlação dessas informações para auxiliar a tomada de decisões das polícias militar, civil, técnico-científica e guardas municipais.

O objetivo é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas acessando diversos bancos de dados de diferentes instituições, correlacionando informações e imagens de locais, pessoas e veículos, promovendo ações policiais coordenadas.

A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.SP.

A Administração Municipal vem investindo constantemente em segurança pública, um compromisso do prefeito Fernando Cunha com a população de Olímpia, entre as principais ações estão a criação da Guarda Civil Municipal, que conta com mais de 60 agentes trabalhando para a segurança do município, além da instalação e implantação do sistema de videomonitoramento, com mais de 60 câmeras espalhadas por diversas regiões de Olímpia.