A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Educação, está promovendo, nas escolas da rede municipal, um treinamento de manobra de desengasgo para orientar professores e coordenadores sobre como agir em situações de emergência. Intitulada “A manobra de desengasgo”, também conhecida como manobra de Heimlich, a capacitação tem como objetivo garantir que os profissionais estejam preparados para intervir caso alguma criança se engasgue dentro da instituição.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir a via aérea de alguém que esteja engasgado. O treinamento está sendo realizado tanto na cidade quanto nos distritos. Esta capacitação teve início no dia 19 de maio na EMEB Professora Vandelice de O.S. Cunhinhoto e se estenderá no decorrer do ano letivo em outras Unidades Escolares. Na última quarta-feira, dia 21 de maio, a ação foi realizada na EMEB Tio Barnabé e, na próxima terça-feira, dia 27 de maio, será a vez dos funcionários da EMEB Prof. José Sant’Ana de Ribeiro dos Santos.
A formação, conduzida pela Guarda Civil Municipal (GCM), é realizada nas HTPCs das Unidades Escolares da Rede Municipal de Olímpia. A ação consiste na simulação a manobra de desengasgo, por meio de instrução e execução de procedimentos emergenciais a serem realizados, caso haja alguma ocorrência deste fato. Para isso, os agentes utilizam ferramentas e materiais específicos, como bonecos, a fim de demonstrar os procedimentos corretos. Os professores também participam das simulações para praticar a forma adequada de agir.
A iniciativa cumpre a Lei Federal 13722/18 (Lei Lucas), que torna obrigatória a oferta de cursos de primeiros socorros, incluindo a manobra de desengasgo, em escolas públicas e privadas, além de estabelecimentos de recreação infantil.
A lei foi criada após a morte de Lucas, um menino de 10 anos, em 2017, vítima de um engasgo após comer um cachorro-quente durante uma excursão escolar em Cordeirópolis (SP). A tragédia motivou a família a transformar a dor em ação, lutando por uma legislação que evitasse novos casos semelhantes e honrasse a memória do estudante.
A Lei Lucas visa proteger crianças e adolescentes em ambientes escolares e de recreação, tornando obrigatória a capacitação em primeiros socorros. O descumprimento da norma pode resultar em notificações e sanções, como aplicação de multa.