O mutirão de castração de cães e gatos teve início no distrito de Baguaçu na última quarta-feira, 21 de maio. Segundo a Divisão de Bem Estar Animal, ligada à Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, no primeiro dia foram realizados 41 procedimentos. As equipes permanecem no distrito até a próxima segunda-feira. O cadastro para as castrações foi realizado previamente, no dia 10 de maio.
Os moradores do distrito de Ribeiro dos Santos também terão acesso ao mutirão. Para isso, o agendamento será realizado no dia 14 de junho, das 8h às 12h, no Centro de Referência à Assistência Social (CRAS). Para efetivar o cadastro é obrigatório apresentar documento com foto e comprovante de residência. As vagas são limitadas e a data da castração será informada no momento do cadastro.
Além das ações nos distritos, a castração gratuita é oferecida de forma contínua no município pela Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, que realiza, em média, 120 procedimentos por mês, contemplando cães e gatos de tutores de baixa renda e de protetoras independentes previamente cadastradas.
Para realizar o cadastro, os tutores podem comparecer presencialmente à Secretaria de Gestão e Cidade Inteligente, localizada na Rua Nove de Julho, 1054 – Centro, munidos dos documentos exigidos. Outra opção é o cadastro por meio do WhatsApp (17) 93300-9822, pelo qual o interessado deve enviar fotos do documento com foto e do comprovante de residência, além de responder a alguns questionamentos realizados pela equipe. Após a análise dos dados, o tutor será informado sobre a data e horário da castração.
Vale destacar que o serviço prioriza os animais de munícipes de baixa renda, animais comunitários, os acolhidos por protetoras e os que estão no cio. Para mais informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp ou pelo telefone (17) 3279-4886.