Balanço da segurança entre abril e junho destaca integração das forças e investimento em tecnologia
A segurança pública na Estância Turística de Olímpia demonstra índices positivos em 2025, com redução da criminalidade e intensificação de ações preventivas em ação conjunta das forças de segurança. É o que mostra o balanço, que considera o segundo trimestre de 2025, de abril a junho, apresentado na 2ª Reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP), realizada no Gabinete Executivo, na quarta-feira (22).
O encontro contou com a presença de representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana. Durante a reunião, foram analisados os principais índices e indicadores das forças de segurança, que demonstram avanços em diversas frentes de atuação.
De acordo com os dados apresentados, o índice de produtividade da Polícia Militar registrou 120 ocorrências no trimestre, com destaque para 46 prisões efetivas e 20 mandados de prisão. Entre abril e junho, cerca de 40 flagrantes foram registrados, o que representa uma atuação reforçada no combate à criminalidade.
Em relação à incidência de crimes, houve a redução de 32,8% no número de furtos de veículos e outros furtos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram 131 furtos no 2° trimestre de 2024 contra 88 em 2025; um resultado direto da intensificação do policiamento preventivo e da ampliação das rondas ostensivas.
A Guarda Civil Municipal, por sua vez, reforçou seu papel no apoio às forças estaduais e na proteção de bens públicos, além de destacar ações conjuntas de fiscalização de trânsito e eventos municipais. Foram mais de 2 mil ocorrências totalizadas no trimestre, sendo 1.096 patrulhamentos preventivos e 302 averiguações.
A corporação municipal destaca que o uso do novo sistema de registro digital de ocorrências facilita o lançamento, o monitoramento e a análise de dados em tempo real, sendo importante para tornar a segurança comunitária mais eficaz.
O Corpo de Bombeiros de Olímpia apresentou o levantamento de atendimentos a incêndios, salvamentos e emergências médicas, que totalizaram 485 registros entre abril e junho. Emergências clínicas, 107 atendimentos, representaram 22% dos atendimentos do período, seguidas por 76 ocorrências com animais peçonhentos, 15%.
Os bombeiros registraram socorro em 62 acidentes de trânsito no perímetro olimpiense, que representaram cerca de 12% do total de ocorrências durante os meses do trimestre. A corporação atendeu ainda 28 focos de incêndios em área de risco.
Segundo Vinícius Zoppellari, Secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, o balanço trimestral reflete o trabalho integrado entre as forças de segurança e a administração municipal, que tem priorizado investimentos em tecnologia e estrutura operacional.
“Segurança pública é um compromisso coletivo. O poder público, as forças de segurança e a comunidade precisam caminhar juntos para garantir uma cidade cada vez mais protegida”, destacou Zoppellari.
A 2ª Reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP) não tratou apenas da eficiência nas respostas às ocorrências. As ações educativas e preventivas, voltadas à formação de uma sociedade mais consciente, também estiveram em destaque.
Durante o encontro, a Defesa Civil prestou contas do programa “Escola + Segura”, desenvolvido desde o início do ano para as turmas de 5º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa teve como objetivo orientar crianças sobre prevenção de riscos e desastres naturais, estimulando a responsabilidade e a preparação desde cedo para lidar com situações de emergência.
A Prefeitura de Olímpia, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, reafirma o compromisso com políticas voltadas à qualidade de vida e à proteção da população.
A gestão municipal segue fortalecendo a presença das forças de segurança em todas as regiões da cidade e investindo em estratégias de prevenção e resposta rápida, em parceria com as instituições que integram o sistema de segurança pública local.









