Após um mês de atividades de conscientização para um trânsito mais seguro, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), está finalizando a campanha “Maio Amarelo”.
Durante o período, as equipes responsáveis desenvolveram diversas atividades educacionais e orientativas, entre elas a Escolinha do Trânsito, que percorreu as dez escolas municipais de Ensino Fundamental, levando o projeto que tem como objetivo ensinar às crianças, por meio de atividades lúdicas, sobre sinalizações de trânsito, faixas de pedestres e alertas gerais para fácil assimilação, proporcionando uma reflexão sobre a importância de conhecer e respeitar as normas de circulação e conduta.
No projeto, vestidos com fantasias de carros, os alunos exercem o papel de motoristas, pedestres e fiscais de trânsito, percorrendo o circuito e aprendendo, na prática, sobre placas de sinalização, faixas de pedestres, semáforos e limites de velocidade. Ao final, os alunos recebem uma carteira de habilitação de “condutores mirins”, mostrando que quem conhece e cumpre as leis de trânsito colabora para que a paz no trânsito e o respeito à vida sejam primordiais todos os dias.
A ideia da atividade também tem como objetivo transformar as crianças em agentes multiplicadores, para que, por meio do conhecimento adquirido, levem aos pais e familiares informações importantes, com a prática da segurança para a redução de acidentes.
Além disso, ações informativas foram realizadas com a sociedade em geral, como a campanha de respeito à faixa de pedestre, em conjunto com o Detran, com a distribuição de panfletos e materiais gráficos personalizados.
A importância da direção defensiva também foi trabalhada com servidores da Prefeitura, principalmente que os que utilizam veículos no desempenho de suas funções, bem como com funcionários da empresa ELECNOR e do empreendimento Thermas de Olímpia Resort, que manifestaram interesse na capacitação.
Durante a palestra, foi abordado o tema “Zero Álcool no Trânsito e Direção Defensiva”, com informações sobre a legislação e o risco de dirigir com sono ou embriagado.
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o país. O objetivo é estimular nos motoristas a consciência de que a responsabilidade por um trânsito melhor é de cada cidadão. A cor amarela foi escolhida pelo fato de que, nos semáforos, representa “atenção”, incentivando a mensagem de atenção pela vida.