Em setembro, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana da Estância Turística de Olímpia está realizando diversas atividades em referência à Semana Nacional do Trânsito, entre elas a campanha de conscientização no trânsito “Faixa Viva”. Com o slogan “Na faixa viva, quem tem pressa deve esperar: a vida passa primeiro”, a iniciativa da gestão municipal promove ações educativas com a pintura de faixas de pedestres da cidade.
A campanha, lançada nesta semana, marca as ações de educação no trânsito realizadas pela prefeitura durante o mês, com o objetivo de reforçar a importância do transporte seguro e o respeito à vida de motoristas, ciclistas e pedestres.
As escolas municipais Joaquim Miguel dos Santos e Professor Eugênio Zacarelli, a Escola Estadual “Dr. Antônio Augusto Reis Neves e a Etec de Olímpia foram as primeiras a receberem a sinalização especial das faixas de travessia segura. Além disso, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade está promovendo a revitalização de toda a sinalização viária no entorno das unidades.
O próximo passo da Prefeitura será avaliar os resultados da campanha e a adesão de motoristas e pedestres para expandir o projeto a outros pontos da cidade.
Além das faixas especiais em frente às escolas, a campanha trará atividades como blitz educativas sobre os cuidados durante a travessia com agentes de trânsito, distribuição de panfletos e adesivos com reforço à mensagem “Pare, olhe e deixe a vida passar” e ações pedagógicas entre alunos e familiares.
A Faixa Viva é uma campanha piloto da Prefeitura Municipal que visa garantir a prioridade de passagem aos pedestres em faixas de travessia sinalizadas e, também, as não semaforizadas em locais com grande fluxo de pessoas. Com o intuito de reduzir atropelamentos e fortalecer a cultura do respeito, a ação educativa relembra a obrigação dos condutores pararem nas faixas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
ORIENTAÇÃO NAS ESCOLAS
Ainda durante este mês, a conscientização sobre trânsito é foco de uma ação especial da Guarda Civil Municipal junto às escolas municipais e particulares. O projeto tem o objetivo de ensinar às crianças, por meio de orientações e atividades lúdicas, sobre sinalizações de trânsito, faixas de pedestres e alertas gerais para fácil assimilação, proporcionando uma reflexão sobre a importância de conhecer e respeitar as normas de circulação e conduta.
Para alunos da pré-escola, a ação conta ainda com uma atividade prática, na qual, vestidos com fantasias de carros, os alunos exercem o papel de motoristas, pedestres e fiscais de trânsito, aprendendo sobre leis e hábitos para um trânsito mais seguro e transformando as crianças em agentes multiplicadores, com foco na redução de acidentes.