01 NOV 2023
Olímpia recebe dois espetáculos teatrais gratuitos na próxima semana
Ampliando a oferta de atrações culturais, a Estância Turística de Olímpia receberá dois espetáculos teatrais gratuitos nos próximos dias para encantar e divertir toda a população.

O primeiro deles será no domingo, dia 05 de novembro, quando a Cia. Beradeiro, de São José do Rio Preto, traz para Olímpia a encenação “Vereda da Salvação”, dentro da circulação do Projeto No Rasto de Jorge Andrade por cidades do interior paulista. A iniciativa homenageia o centenário de nascimento do dramaturgo barretense que é um dos mais importantes do teatro brasileiro, celebrado no ano de 2022.

A apresentação gratuita será na Casa de Cultura, às 20h, e contará com tradução em Libras. Após a sessão, tem bate-papo entre artistas e público sobre o processo de criação e as temáticas levantadas pelo espetáculo. A ação promovida por meio do ProAC tem ainda apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e produção local de Tiago Louzada. A classificação etária é de 16 anos e a distribuição gratuita e limitada de ingressos será iniciada uma hora antes do início do espetáculo.

Também no domingo, mas à tarde, às 15h, o público de Olímpia também poderá participar da oficina gratuita “Jogos e improvisos no Processo Criativo. Nela, artistas da Cia. Beradeiro propõem experimentações práticas acerca da obra e seus aspectos sociais e religiosos. A ideia é tratar dois extremos trazidos no espetáculo: de um lado, a crença e o misticismo exacerbado, do outro, a terra batida e o trabalho.

SOBRE A PEÇA
Escrita entre 1957 e 1963, “Vereda da Salvação” é baseada em um fato real ocorrido em 1955, na fazenda São João da Mata, no município de Malacacheta, em Minas Gerais. Em cena, uma comunidade de trabalhadores rurais em sua busca por condições de vida minimamente dignas mergulha em uma nova crença religiosa, a fim de encontrar o que acredita ser o caminho da libertação.

O espetáculo é resultado das pesquisas do grupo sobre o realismo poético de Jorge Andrade e sobre os aspectos fundamentalmente coletivos e sociais da obra. O caso que inspirou a obra envolveu a morte de quatro crianças supostamente “possuídas pelo demônio”. À época, diante o ocorrido, a comunidade foi atacada e baleada pela polícia da fazenda durante um banho de batismo. O fato acabou considerado um surto sociorreligioso.

A montagem da Cia. Beradeiro traz em sua estética a utilização do coro, com 16 atores em cena, evidenciando o coletivo e a comunidade que se encontra presa a esse lugar e seus acontecimentos, fortalecendo e potencializando o realismo poético da obra.

Dirigida por Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues, a montagem tem no elenco Andrea Capelli, Beta Cunha, Christina Martins, Daiane Souza, David Balt, Deivison Miranda, Esmeraldina Reis, Ester Carvalho, ESu Maiê, Geovanna Leite, Giovana de Paula, Jessica Paladino, Nathalia Navarro, Pietra Borges, Simone Moerdaui (também assistente de direção) e Vladmir Coelho. O cenário é de Léo Bauab, figurinos de Adbailson Cuba e iluminação de Luis Fernando Lopes.

“SEMPRE FALAREI DAS FLORES”
Já na segunda-feira (06), a Casa da Cultura receberá, às 19h30, o espetáculo “Sempre Falarei das Flores”, com direção de Andrea Faria Arte & Comportamento. A peça trata sobre a terceira idade, abordando o cotidiano das pessoas nesta faixa etária da vida, de maneira bem humorada, sútil e lúdica, envolvendo diversas questões que permeiam esta fase como problemas, aflições, superações e até transtornos e doenças típicas desta idade, como situações de demência, quadros de ansiedade, síndromes de abandono, entre outros. Desta forma, a peça tem como compromisso alertar as pessoas para o comprometimento e o cuidado com a terceira idade e todos os desafios que envolvem o envelhecimento do ser humano.

Embora seja mais voltado ao público da melhor idade, a encenação é aberta à população em geral.