26 DEZ 2023
GABINETE
Olímpia comemora destinação de R$ 104 milhões em recursos federais para implantação do Aeroporto Internacional
A Estância Turística de Olímpia conseguiu mais uma importante conquista para concretizar a implantação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, considerado o principal projeto estruturante para o futuro da cidade e de toda a região.

Isso porque o município acaba de garantir um montante de R$ 104 milhões em recursos do Governo Federal para viabilização das obras de implantação. O valor foi contemplado no Orçamento da União para 2024, cujo Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLN 29/2023) foi votado e aprovado pelo Congresso Nacional, na sessão da última sexta-feira (22).

Segundo o prefeito Fernando Cunha, a inclusão do projeto que beneficia Olímpia no orçamento da união é fruto de um trabalho conjunto de gestão da bancada de deputados federais que representam o Estado de São Paulo no Congresso, sob a coordenação do parlamentar Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), apresentando ao relator do orçamento, Luiz Carlos Motta (PL-SP), que entendeu a relevância da obra para o crescimento e desenvolvimento econômico de todo o interior paulista.

Com mais esta conquista, o novo aeroporto que atenderá toda a região se torna cada vez mais realidade. Em setembro, a Prefeitura formalizou a aquisição da área com a assinatura da compra com a empresa responsável pelo terreno, após o prefeito Fernando Cunha ter conseguido junto ao INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária a certidão de regularização da área.

O local de implantação do futuro aeroporto corresponde a uma área de mais de 200 hectares de terra, localizada às margens da Rodovia Assis Chateaubriand, no imóvel rural denominado “Cruz Alta”, nas fazendas “Olhos D’Água” e “São Domingos”, entre Olímpia e São José do Rio Preto, sendo uma das maiores áreas destinadas à construção de Aeroportos de todo o interior paulista. Os investimentos para a aquisição do terreno foram de mais de R$ 19 milhões, definidos após avaliação da Comissão de Bens e Imóveis, como um valor justo do mercado imobiliário, considerando ainda a situação financeira sólida da Prefeitura e a posterior valorização da área, que ampliará o patrimônio do município.

Paralelamente, a Administração Municipal também já firmou parceria com a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária que, possui expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária e, após reuniões, amplo diálogo e até mesmo visita técnica ao local da futura implantação, foi devidamente contratada pelo município para Revisão do Plano Diretor, elaboração de Anteprojeto para Infraestrutura e Edificações, Análise Técnica dos Projetos de Pavimentação e Assessoria Ambiental do aeroporto.

Com outorga de concessão de 35 anos autorizada pela União, por meio da Secretaria Nacional de Aviação, em 2021, a proposta do novo aeroporto, em Olímpia, atende os estudos de viabilidade, contratados pela Prefeitura, que mostram uma projeção regional para um horizonte até 2038, considerando a necessidade de ampliação da capacidade atual do aeroporto de São José do Rio Preto e um fluxo futuro estimado em mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia. Com uma pista de mais de 2 mil metros de extensão, apropriada para aviões de grande porte, a expectativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano, podendo receber, futuramente, até voos da América Latina.

As tramitações para concretização do aeroporto de Olímpia, que é uma das pautas de maior destaque da atual gestão, têm contado também com o apoio de importantes lideranças, com as quais o prefeito tem se reunido nos últimos meses, como o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que reconhecem a magnitude do projeto para desenvolver ainda mais um dos maiores polos turísticos do estado, como destacado, inclusive, na justificativa da emenda apresentada ao projeto de lei do orçamento anual.

“A presente emenda visa alocar recursos para a construção do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, situado na cidade de Olímpia, uma região que se destaca como um dos principais polos turísticos do estado de São Paulo. A justificativa para esta alocação de recursos baseia-se em diversos fatores estratégicos e econômicos, essenciais para o desenvolvimento da região e do estado”, dizia o texto.

“Recebemos com muito orgulho e entusiasmo a notícia da aprovação do orçamento federal com a destinação de mais de R$ 100 milhões para Olímpia, um montante financeiro significativo e diferenciado no cenário da região. Uma conquista que contou com um conjunto de lideranças envolvidas em olhar para este importante projeto e para nosso município. Agradeço a toda bancada paulista e principalmente ao deputado Motta, relator do orçamento. Um deputado que apresentamos e apoiamos aqui em Olímpia e retribuiu a confiança da nossa população. Nossa gratidão a todos que contribuíram com este feito que, mais do que colocar Olímpia como um destino nacional e latino americano, disponibilizará a todo norte paulista um fator logístico estruturante para o desenvolvimento da região”, declarou o prefeito Fernando Cunha.