22 JAN 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programa “Meu Lar” abre inscrições para 150 casas populares do ‘Minha Casa, Minha Vida’
A manhã desta segunda-feira, dia 22 de janeiro, marca o início da realização do sonho da casa própria para as famílias olimpienses. Isso porque, foram abertas as inscrições para o Programa Habitacional de Olímpia “Meu Lar”.

Inicialmente, serão construídas 150 unidades que foram autorizadas pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1”, contemplando moradores que tenham renda familiar de até R$ 2.640,00.

Antes da liberação dos atendimentos, o prefeito Fernando Cunha falou com os moradores sobre o novo programa. “Começamos com 150 casas, mas temos terreno para construir 700 moradias, em mais um projeto que contou com o apoio da Câmara de Vereadores. Vocês podem ter certeza que ninguém será favorecido. Será um processo honesto e justo para todos vocês. Não conseguimos atender todos de uma única vez, mas aos poucos nós vamos ampliar. O terreno está pronto e já vamos licitar para contratar a obra de construção das 150 primeiras casas, que estamos chamando de Programa “Meu Lar” porque eu espero, do fundo do coração, que seja o lar de cada um de vocês e para isso que nós estamos na Prefeitura, para trabalhar para vocês”, declarou o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Cristina Reale, também deu orientações sobre o novo programa e o sistema de atendimento, formatado por senhas para receber 200 pessoas por dia, sendo 100 pela manhã e 100 no período da tarde, além dos atendimentos prioritários, acomodando assim todos os moradores com comodidade e organização.

Embora não houvesse a necessidade de filas, uma vez que todos os moradores interessados serão atendidos até o dia 29 de fevereiro, muitas famílias já estavam na Casa da Cultura desde domingo (21). O primeiro a receber a senha 001 foi o olimpiense Luís Fernando Romeiro Dezorzi, que chegou ao local por volta das 18h do domingo, com entusiasmo para fazer o cadastro e esperançoso para ser sorteado. Mais de 500 olimpienses marcaram presença no primeiro dia de inscrições e já retiraram suas senhas com a data do atendimento.

Para efetivar a inscrição, além de ter renda familiar de até R$ 2.640,00, é preciso apresentar a documentação necessária, como documentos pessoais de todos os integrantes da família (RG, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento ou declaração de união estável), comprovante de residência (conta de energia elétrica, conta de água, etc); documentos de comprovação de renda, se for empregado celetista, carteira de trabalho, holerite atualizado e declaração de imposto de renda; aposentados, extrato do INSS, e microempreendedor, apresentação do comprovante do MEI, declaração de imposto de renda ou declaração de isenção. Além disso, o interessado precisa cumprir alguns requisitos como estar no Cadastro Único atualizado há pelo menos 2 anos, apresentar Cartão Cidadão Olimpiense (não obrigatório) e residir no município há pelo menos 5 anos. Pessoas com deficiência, com câncer ou doença rara, crônica e degenerativa precisam apresentar o laudo atual.

Também estiveram presentes no ato de abertura das inscrições o presidente da Câmara, Sargento Barrera, vereadores Edna Marques, Lorão, João Stellari e Hélio Lisse, além do vereador suplente Luciano Ferreira e do provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zacarrelli. O atendimento segue até o dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Casa da Cultura está localizada na Rua São João, 942, Centro.