06 MAR 2024
Programa Habitacional “Meu Lar” registra quase 5 mil cadastros
Encerrados na última semana, os cadastros para o Programa Habitacional de Olímpia “Meu Lar” registraram sucesso de público. Durante o período de atendimento, quase 5 mil famílias efetivaram a inscrição para as 150 casas populares que serão construídas em breve na Estância Turística de Olímpia. Todo o trabalho foi realizado pela equipe da secretaria de Assistência Social, na Casa da Cultura.

Segundo a secretária da pasta, Cristina Reale, o balanço dos cadastros foi muito positivo. “Fizemos um atendimento dinâmico, com toda a equipe da secretaria municipal à disposição para realizar os cadastros e atender a população olimpiense da melhor forma possível, inclusive com a atualização do Cadastro Único no local de atendimento e mutirões aos finais de semana. Agora, entramos na fase de conferência de todas as inscrições realizadas, inclusive com auditoria nos documentos, para que no primeiro sorteio entre somente as famílias que realmente se encaixam nos quesitos do Governo Federal. As demais inscrições não serão descartadas. As famílias que não se encaixam nesse primeiro momento, entrarão nos próximos programas habitacionais que serão conquistados”, explicou.

Após a conferência dos dados pela secretaria de Assistência Social, todos os cadastros seguem para a Caixa Econômica Federal que fará sua auditoria interna para validação dos documentos.

Neste primeiro momento, serão construídas 150 unidades que foram autorizadas pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1”, contemplando moradores que tenham renda familiar de até R$ 2.640,00. Porém, a área adquirida pela Prefeitura permite a construção de 700 moradias.

“Compramos a área ao lado do Jardim Santa Fé, que vai até o Córrego dos Pretos, com cerca de 15 alqueires, onde dá para fazer 700 casas. Nós já aprovamos, em todos os órgãos do Estado, 490 lotes, que estão autorizados para construção. Nós apresentamos tudo isso ao Governo Federal e conseguimos, para esse primeiro momento, liberar 150 casas. Agora, vamos buscar as demais casas de baixa renda para nossa cidade. É um compromisso nosso com a população de Olímpia”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Para a construção das 150 unidades habitacionais já está em andamento o processo licitatório e, após a conclusão e assinatura do contrato, a empresa terá 18 meses para a conclusão do empreendimento. A área para a construção das casas é de mais de 50 mil metros quadrados. As unidades habitacionais terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, com área total de no mínimo 44 metros quadrados.