07 MAR 2024
SEGURANÇA, TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Programa Patrulha Escolar é implantada em Olímpia para reforçar segurança na rede municipal
Pensando na segurança dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio das secretarias de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e de Educação, deu início, nesta semana, ao programa “Patrulha Escolar”. O objetivo do novo projeto é orientar, prevenir e proteger as unidades educacionais da rede e desenvolver trabalho preventivo integrado com os diretores, professores, alunos, pais e responsáveis.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, que desenvolve o programa, durante toda a semana, a equipe realizará visitas à 27 escolas municipais, incluindo os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, e demais escolas filantrópicas e sociais, fazendo acompanhamento nos horários de entrada e saída dos alunos, das 6h às 18h e orientando sobre o trânsito, apoio nas imediações e verificando pontos de risco próximos à unidade escolar. Trata-se de uma ação complementar ao serviço de ronda escolar já realizado no município, intensificando a proteção nas unidades e outras ações.

Além disso, o trabalho é realizado dentro das escolas, com orientação nas salas de aula quanto à organização e boa postura dos alunos em relação aos professores e demais colegas. “A visita da Patrulha dentro das escolas é importante no cotidiano e na rotina dos alunos porque conseguimos orientar e inibir qualquer ato infracional ou prática delituosa contra os alunos e professores e até mesmo vandalismo dos prédios públicos”, disse a GCM Denise Cardoso, coordenadora do programa.

A Patrulha Escolar foi implantada a pedido do prefeito Fernando Cunha e regulamentada pelo Decreto Municipal nº 8740/23. A equipe possui veículo próprio, identificado como Patrulha Escolar, que foi oficialmente entregue durante as comemorações dos 121 anos de Olímpia, na última semana.