07 MAR 2024
SAÚDE
Prefeitura implanta “Dengário” para atendimento diário de sintomas leves de dengue
Ampliando o atendimento contra a dengue em Olímpia, a secretaria de Saúde anuncia a implantação do “Dengário”, uma unidade exclusiva para o atendimento especializado de sintomas da doença.

O serviço começa a operar já nesta sexta-feira, dia 08 de março, com funcionamento todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 07h às 18 horas. A unidade fica no complexo do Postão, na Rua Dr. Américo Sampaio, 55 – Centro.

O objetivo do Dengário é oferecer suporte médico aos moradores que apresentem sintomas leves da doença, como febre, diarreia, dores no corpo, dores de cabeça, vômito e vermelhidão no corpo. Vale ressaltar que o atendimento é direcionado para pacientes acima de 15 anos, devendo as crianças e adolescentes menores de 15 anos, bem como moradores com sintomas graves continuarem procurando a UPA 24 horas.

É importante destacar ainda que, com a implantação da unidade, não haverá mais atendimento de plantão na UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz, nas Cohab I e II, concentrando todo o trabalho no Dengário.

No local, será realizada avaliação médica para indicação de coleta de exames e do tratamento mais adequado, como hidratação, medicação e encaminhamento de casos mais graves.

No total, o atendimento contará com 2 médicos, 2 enfermeiros e 4 técnicos. A estrutura da unidade possui recepção para triagem, macas, além de 14 leitos de hidratação e todos os equipamentos necessários.

COMBATE À DENGUE
Tendo em vista ainda o quadro epidemiológico registrado em todo o país, o município também segue com as ações intensificadas de combate e prevenção à dengue. Ao todo, o município contabiliza 698 casos positivos, entre eles um óbito, segundo a última atualização da Vigilância Epidemiológica, desta quinta-feira (07).

O morador que identificar situações de risco ou possíveis criadouros pode registrar a demanda via Ouvidoria pelo 162 ou pelo site olimpia.eouve.com.br para que o setor responsável possa tomar as devidas providências. O setor de Combate de Endemias também está disponível para informações e orientações pelo telefone (17) 3281-2879.