11 ABR 2024
GABINETE
Cerimônia das Olimpíadas, reuniões com lideranças internacionais e projetos de desenvolvimento integram agenda oficial do Prefeito na Grécia
Em viagem oficial à Grécia, o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, cumpre uma agenda institucional extensa, que contempla reuniões, discussão de projetos importantes e participação em cerimônias da programação do principal evento esportivo mundial do ano, as Olimpíadas de Paris 2024.

Assim, desde o início da semana, o chefe do Executivo, que está de licença do cargo em virtude da visita e viajou sozinho, sem comitiva, tem aproveitado a oportunidade para fortalecer parcerias e a visibilidade de Olímpia no cenário internacional, impulsionando, principalmente a cultura e o turismo, que são os principais pilares de potencial do município.

A viagem foi motivada pelo convite nominal feito pelo prefeito da Antiga Olympia, na Grécia, Senhor Aris Panagiotopoulos, ao prefeito olimpiense, para participar de uma série de atividades e compromissos com autoridades gregas e internacionais, entre elas a ilustre Cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica dos XXXIII Jogos Olímpicos, marcada para ocorrer na próxima terça-feira, dia 16 de abril, às 05:15 (horário de Brasília), dando início ao revezamento da tocha Olímpica, da Antiga Olimpia até a cidade-sede deste ano.

A presença do prefeito Fernando Cunha se deve ao fato de Olímpia ser cidade coirmã do município grego, desde 2019. Esta é a segunda vez que o prefeito recebe o ilustre convite e participa da cerimônia, no entanto, desde 2020, na primeira participação, houve mudanças das autoridades gregas, sendo agora uma oportunidade de conhecer os novos gestores e reforçar os compromissos assumidos e objetivos propostos com o ato de irmanação. Além disso, o olimpiense é um dos únicos brasileiros convidados a participar dessa cerimônia restrita a autoridades gregas, representantes das demais cidades irmãs de Olympia, localizadas em países como Japão, Estados Unidos, França, Alemanha, China e Itália, e envolvidos no Acendimento da Chama, que representa um ato tradicional e de resgate histórico.

Isso porque a irmanação busca a visão comum de promover grandes ideais olímpicos de amizade, paz e fraternidade entre as nações, além de representar a abertura de um caminho de possibilidades, de fortalecimento dos laços e impulsionamento ao desenvolvimento mútuo em diversos aspectos, promovendo maior visibilidade para o Brasil e para Olímpia em diferentes mercados e setores do crescimento.

Entre os principais projetos previstos está a implantação de um Balneário e SPA em Olímpia, com o estudo do uso das águas termais para fins medicinais e terapêuticos, transformando a cidade em um local de Promoção de Saúde, resgatando os princípios de Saúde da Grécia antiga, associados às tradições populares e às práticas integrativas, explorando, assim, novas vertentes, como o turismo de saúde, uma vez que o setor é a principal vocação econômica do município.

Em uma das agendas oficiais, houve também o encontro com o Embaixador do Brasil em Atenas, Senhor Paulo Roberto Caminha de Castilhos França. Na oportunidade, o prefeito apresentou as informações sobre Olímpia e a irmanação, bem como entregou materiais institucionais do município e mimos típicos da identidade cultural da cidade e do Brasil, como produtos da Cachaça Cabaré e do Café Vulcão de Minas, além de peças produzidas com o trançado estrela, artesanato típico local confeccionado a partir da palha do milho.

Ainda na programação dos próximos dias, haverá eventos com a participação das demais cidades coirmãs, visitas a atrativos culturais e históricos e reuniões com pautas de relevância internacional com autoridades políticas, sociais e esportivas.