22 ABR 2024
OBRAS
Prefeitura inicia obras de segurança viária com novas rotatórias e duplicação da Vicinal “João Custódio Sobrinho”
Para contribuir com a mobilidade urbana e a segurança viária em pontos de grande fluxo de veículos, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia está iniciando nesta semana mais duas importantes obras e investimentos em infraestrutura viária, que contemplam a duplicação de um trecho da Vicinal João Custódio Sobrinho, além da construção de dispositivos em nível e abertura de novas ruas na região.

A primeira obra iniciada nesta segunda-feira (22) é a construção de uma nova rotatória no cruzamento da Rua Benjamin Constant, com a Rua Diógenes Breda e a Avenida Ângelo Rossi, em frente ao Pronto Atendimento do HB Saúde. O novo dispositivo irá facilitar o acesso aos bairros Tropical II, Cote Gil e adjacências. A empresa responsável pela obra é a Coplan Construtora Planalto Ltda.
O projeto prevê a substituição dos semáforos instalados no local pelo novo dispositivo, visando proporcionar mais agilidade com segurança aos motoristas. No total, serão investidos mais de R$ 800 mil em recursos próprios, com estimativa de três meses para finalização dos serviços.

Já a Vicinal João Custódio Sobrinho, que dá acesso à cidade pela entrada do antigo Matadouro, também receberá melhorias. Entre elas está a duplicação de um trecho de cerca de um quilômetro da rodovia, com a construção de três rotatórias para entrada e saída do bairro Alto Cote Gil com mais segurança. Além disso, será feita a abertura de duas ruas do bairro Cote Gil, com o prolongamento da Rua Manoel Martins e o prolongamento da Avenida Antônio Caetano, às margens do Córrego do Matadouro, que corresponde a mais uma etapa do futuro contorno viário de Olímpia.

No local, as obras serão executadas em duas fases. Na primeira etapa, serão investidos mais de R$ 5,5 milhões em recursos próprios para a duplicação, com a construção das duas primeiras rotatórias e o prolongamento das vias mencionadas, além de alargar também a Ponte do Matadouro para duplicação da via de acesso. A empresa responsável por esta fase inicial é a Base Infraestrutura e Serviços Ltda. Na última semana, a empresa realizou a limpeza da área para início da obra, que tem previsão de oito meses para conclusão.

Já na segunda fase, com a duplicação de mais um trecho da via de acesso e construção de mais uma rotatória, será investido R$ 1,4 milhão em recursos de convênio com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades (antigo Ministérios de Desenvolvimento Regional), destinado à cidade com intermédio do  deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (Liberal), e mais contrapartida da prefeitura no valor de R$14.273,67. A empresa responsável pela obra será a Sudestepav Infraestrutura e Pavimentação Ltda, que irá iniciar esta etapa final logo após a conclusão da primeira fase, com prazo de quatro meses para execução completa.

O projeto prevê também o calçamento e implantação de ciclovia para oferecer melhores condições a quem transita pelo local, que é uma das principais vias de chegada e saída da cidade. A execução dos serviços está sendo acompanhada pela secretaria municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura.

INTERDIÇÕES E MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Para viabilizar as obras, estão sendo adotadas ainda outras medidas, como a retirada de algumas árvores, devidamente autorizada pelos órgãos responsáveis, além de desvios no tráfego de veículos e mudanças temporárias no sentido de ruas, de forma a organizar o fluxo com maior segurança. As empresas estão fazendo toda a sinalização dos locais, com a supervisão da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, que orienta os motoristas para que fiquem atentos às interdições temporárias e sigam as placas de indicação dos desvios e do sentido das ruas para melhor fluidez no trânsito. Vale ressaltar que o Pronto Atendimento 24 Horas do HB Saúde continuará funcionando normalmente.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024