Em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, realizou no último sábado (07) mais uma edição da Campanha “Dezembro Laranja” com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do câncer de pele e identificar pacientes que apresentam pintas, manchas ou lesões características da doença.
Com o auxílio da equipe do ARE (Postão), onde a ação foi realizada, nove médicos dermatologistas voluntários, sob coordenação das dermatologistas olimpienses Dra. Solange Benatti Murad e Dra. Nely Spegiorin Rimoli, que todos os anos promovem a campanha no município, atenderam no total 273 pacientes, no Dia ‘D’.
Os médicos realizaram as triagens e exames preventivos e contaram com a ajuda de enfermeiros e técnicos de enfermagem da equipe da Saúde, sob coordenação da chefe de setor Ana Carolina Ferraz Marcondes. Além dos exames preventivos e aplicação de nitrogênio nas lesões, os casos que necessitaram de pequenas cirurgias foram encaminhados para posterior atendimento, na rede hospitalar.
O “Dezembro Laranja” é uma forma de contribuir com a população para que os pacientes entendam a importância da proteção ao sol e os cuidados para realizar diagnósticos de forma precoce, cirurgias eletivas se necessário, e tratamento aos casos mais graves, visto que é neste mês, com o aumento das temperaturas devido ao verão, que os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados.
Para minimizar os riscos da doença, a Sociedade de Dermatologia reforça às famílias, sobre os hábitos e cuidados que devem ser tomados para evitar danos no futuro, principalmente o horário adequado para exposição ao sol, o uso de filtro solar, de acessórios de proteção da pele e a boa hidratação do corpo.