A XI Conferência Municipal de Saúde está marcada para o próximo dia 13 de março, quinta-feira, na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. O objetivo do encontro, que terá início às 16h, é ouvir a comunidade a respeito dos desafios enfrentados no setor e criar as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde.
Com o tema “Olímpia inteligente na saúde digital”, o evento é a oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar atividades futuras de saúde nas cidades. A conferência é gratuita e aberta a toda população interessada.
Entre os principais objetivos do evento estão também o reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no Sistema Único de Saúde.
A palestrante será a enfermeira Erika da Fonseca, mestre em Gestão da Clínica pela UFSCar, e especialista em Educação Médica e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, com experiência em saúde mental, gestão do cuidado e qualidade e segurança na assistência. Atuando como consultora da OPAS/OMS no Brasil, possui ampla trajetória na docência e na formação de preceptores do SUS, contribuindo para o aprimoramento da educação e da gestão em saúde.
A conferência discutirá a situação de saúde da população, levantando problemas e propondo soluções, analisando o resultado das ações e serviços prestados pela secretaria de Saúde, aprovando diretrizes para as políticas de saúde. Também será realizada a renovação do Conselho Municipal de Saúde. Segundo a legislação, as vagas são distribuídas da seguinte forma: 50% representantes de usuários(as); 25% representantes de gestores(as) e trabalhadores(as) da Saúde e 25% representantes de prestadores de serviços da Saúde.