A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de São Paulo contou com a presença de delegados eleitos para representar a Estância Turística de Olímpia no evento. Com a temática "Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica", o encontro, realizado na quarta-feira, 12 de março, na capital, teve como objetivo definir propostas prioritárias e eleger delegados para representar o estado de São Paulo na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.
Em Olímpia, 10 delegados foram eleitos, na Conferência Municipal realizada em janeiro, para representar o município na Etapa Estadual, sendo 6 representantes da sociedade civil, Haroldo Faria, Tulio Kitagawa Vergamine, Lucas dos Santos Nascimento, Alessandra Velho Guevara, João Victor Saviolo Valeriano, Sônia Regina Pinto Guerra; 3 representantes do poder público municipal, Didiane Victoria Buzinelli Inaba, Adriano José da Costa Pereira, Evandro Roberto Victorello, e 1 representante do setor privado, Luís Paulo Graton Correia.
Realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Universidade de São Paulo (USP), a conferência abordou cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.
A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da secretária da Semil, Natália Resende; do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; e do presidente da Cetesb, Thomaz Toledo. Com etapas municipais, estaduais e federal, o processo visa promover uma política ambiental alinhada aos desafios globais, com participação diversa e representativa da sociedade civil, do setor privado e do poder público.