Na manhã desta terça-feira, 18 de março, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a FTD Educação e o Sistema Trilhas de Ensino, realizou a abertura oficial do Programa PROL IDEB. O evento aconteceu na escola Cidade Mirim e contou com a presença do prefeito Geninho Zuliani, da secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, e da ex-secretária de Educação e atual assessora executiva da Pasta, Eliana Bertoncelo Monteiro.
O PROL IDEB tem como objetivo investir na capacitação dos profissionais da educação, com foco na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Rede Pública Municipal, que atualmente é 6,9. O programa contempla a formação de professores e coordenadores pedagógicos que atuam nos 5º anos do Ensino Fundamental, além de incentivar o envolvimento familiar na vida escolar dos alunos e propor a recuperação de aprendizagem no contraturno escolar.
Durante a abertura oficial, o prefeito Geninho Zuliani destacou a importância da iniciativa e reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação. “Não mediremos esforços para garantir que nossos estudantes tenham acesso a um ensino de qualidade. A formação dos professores é um pilar fundamental para alcançarmos melhores resultados no IDEB”, afirmou.
A programação do evento incluiu a formação da equipe técnica no período da manhã, seguida de um almoço. No período da tarde, foram realizadas oficinas com os professores e direcionamento das ações futuras do programa. Ao todo, cerca de 80 profissionais, entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores, estão envolvidos no curso “IDEB em Foco 2025”, que terá carga horária de 30 horas em modalidade híbrida (presencial e online).
A secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, ressaltou a relevância do PROL IDEB para a rede municipal. “Acreditamos no potencial da nossa equipe e estamos empenhados em oferecer condições para o aprimoramento profissional, garantindo assim melhores condições de ensino e aprendizagem para nossos alunos”, destacou.