Na manhã desta segunda-feira, 24 de março, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, deu início à reabertura das inscrições para 150 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O processo está sendo realizado na Casa da Cultura, das 8h às 17h, e segue até a próxima sexta-feira, 28 de março. A equipe atenderá 250 pessoas por dia, de acordo com a distribuição de senhas.
As inscrições são voltadas para famílias que estão inseridas no Cadastro Único, residem em Olímpia há pelo menos cinco anos e têm renda bruta familiar igual ou inferior a R$ 2.850,00. Quem se enquadra nos critérios e deseja se inscrever deve comparecer à Casa da Cultura, localizada na Rua São João, nº 942 – Centro, com os documentos de todos os familiares que moram na mesma residência.
Os documentos necessários para a inscrição são: RG, CPF, certidão de nascimento e certidão de casamento ou declaração de união estável. Além disso, é necessário apresentar um comprovante de residência (conta de energia elétrica, conta de água ou outro documento que comprove o endereço). Empregados CLT devem apresentar carteira de trabalho, holerite atualizado e declaração de imposto de renda. Aposentados precisam fornecer o extrato do INSS, e microempreendedores (MEI) devem apresentar comprovante de MEI, declaração de imposto de renda ou declaração de isenção. Pessoas com deficiência, câncer ou doenças raras, crônicas e degenerativas devem apresentar um laudo médico atualizado.
“A reabertura é voltada somente para aquelas pessoas que perderam o prazo no ano passado e não fizeram as inscrições. O pessoal está chegando, mas está bem tranquilo. Quem precisar pode vir e pegar a sua senha. A estrutura está montada para receber diariamente 250 pessoas. Pedimos apenas que não deixem para o último dia e que levem os documentos de todas as pessoas que moram na casa para efetuar a inscrição”, reforça a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edna Marques.
A reabertura busca oferecer uma nova chance às famílias que não conseguiram se inscrever no ano passado. Vale ressaltar que as pessoas que já estão inscritas continuam aptas e não precisam refazer o cadastro. Quem tiver dúvidas e precisar confirmar a situação da inscrição pode acessar o link https://olimpia.assistsistemas.com.br/con_cadastro_habitacional/.
O programa “Minha Casa, Minha Vida”, por meio deste cadastro, oferecerá 150 unidades habitacionais para moradores de Olímpia, selecionados com base em uma avaliação social. Vale lembrar que o Ministério das Cidades alterou a forma de seleção das famílias, que agora é feita por meio de hierarquização. Isso significa que as inscrições serão avaliadas com base em critérios de vulnerabilidade social, garantindo prioridade para aqueles que mais necessitam.