A Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente da Estância Turística de Olímpia está implantando caçambas para que os moradores façam o descarte correto de lixo, em pontos críticos do município. A medida tem como objetivo organizar o recolhimento dos resíduos, evitar que sejam revirados por animais e que contaminem o lençol freático. É proibido utilizar essas caçambas para descartar resíduos de podas de árvores, da construção civil e animais mortos.
Os dispositivos foram implantados nas saídas da cidade, onde os há o acúmulo de lixo, descartado pelos moradores. Entre os pontos que já receberam estão os bairros Colorado, Amélia Dionísio, Jd. Botânico, Quinta das Aroeiras e saída do Matadouro e da Prainha.
A medida é a solução encontrada para minimizar o problema. Segundo o Código de Postura do município, o descarte irregular de lixo é proibido. A Secretaria estuda ainda a implantação de novos Ecopontos, para que os moradores possam fazer o descarte correto de entulhos.
Atualmente, o município conta com um Ecoponto, destinado ao recebimento de pequenos volumes de resíduos da construção civil, resíduos volumosos (sofás, móveis, colchões), eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias, animais mortos e também funciona como PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de resíduos recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado).
Os materiais devem ser levados ao Ecoponto pelos próprios moradores. O Ecoponto está localizado na Rua Elzon Furlan, nº 151 – Distrito Industrial, com funcionamento todos os dias, das 6h às 18h.