Uma ação importante foi realizada nas duas últimas semanas do mês: a primeira fase da Campanha de Combate à Tuberculose, desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e por meio de visitas domiciliares. Em parceria com a Atenção Básica, os agentes de saúde visitaram cerca de 120 residências, buscando sintomáticos respiratórios e entregando recipientes para a coleta de escarro. Além disso, realizaram orientações sobre a tuberculose.
A equipe avalia que a campanha teve resultado satisfatório, tendo em vista que permitiu diagnosticar três pacientes, que iniciaram o tratamento, possibilitando também a investigação de pessoas que tiveram contato com eles. No momento, há seis pacientes diagnosticados com tuberculose em Olímpia, todos em tratamento por meio de medicação supervisionada.
Vale ressaltar que, além da campanha contra a tuberculose, os agentes aproveitaram a ocasião para realizar panfletagem, orientações sobre ISTs, HIV e testagens. No total, as equipes realizaram 80 testes rápidos, sendo 20 para HIV, 20 para Sífilis, 20 para Hepatite B e 20 para Hepatite C. As testagens resultaram em dois casos reagentes para sífilis e um caso reagente para Hepatite C.
Outras ações de conscientização e testagem também foram realizadas na cidade no mês de março. As equipes estiveram presentes no Carnaval, no Mutirão do Emprego, na comemoração do Dia da Mulher e no Dia Mundial da Água. Diante de todas as ações realizadas em março, foram contabilizados 112 testes rápidos de HIV, 111 de Sífilis, 79 de Hepatite B e 108 de Hepatite C, totalizando 410 testes rápidos realizados.
De acordo com dados atualizados, o CTA de Olímpia atende e acompanha o tratamento de 284 pessoas com HIV/AIDS, 80 com hepatite B e 108 com hepatite C. Além disso, há seis pacientes em tratamento para Tuberculose e três para Hanseníase.
O CTA realiza um trabalho intenso em Olímpia, promovendo a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo de pacientes, com o objetivo de garantir mais saúde e qualidade de vida para toda a população. O CTA atende na Rua Joaquim Miguel dos Santos, 753 – Centro e o telefone para contato é o (17) 3279-9702.