O combate à dengue na Estância Turística de Olímpia ganhou um reforço importante e muito especial. É que os alunos da rede municipal de ensino estão atuando como agentes mirins de endemias para intensificar a conscientização e a prevenção contra a doença.
A ação “Dengue Zero” é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade escolar e tornar os alunos multiplicadores da informação para ampliar o conhecimento sobre as medidas de combate ao mosquito transmissor.
A estratégia trabalha o tema com as crianças de forma lúdica, ensinando na prática os principais cuidados e hábitos que devem ser adotados para evitar criadouros e manter a cidade livre de doenças.
A campanha, que teve início recentemente, conta com palestra educativa, com o apoio da ‘Casa Correta e da Casa Incorreta’, uma maquete que exemplifica para os alunos como deve ser a atenção dentro de suas próprias casas.
Uma ação que já era realizada anteriormente, mas que, este ano, conta com uma novidade: a atividade prática de mobilização dos agentes mirins, com passeata pelas ruas ao redor das escolas e até visita às residências para conferir in loco se há possíveis criadouros, orientando os moradores.
Durante a atividade, os alunos recebem coletes e crachás, estando devidamente identificados como ocorre no trabalho habitual dos agentes de endemias. O mascote, vestido de mosquito, e uma música de conscientização também integram a passeata.
Um cronograma foi definido para atender as dez escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. A secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, e o secretário de Saúde, Márcio Iquegami, acompanharam a ação realizada na EMEB Santo Seno, que percorreu o entorno da escola.
Apesar de apresentar um dos quadros epidemiológicos de dengue de menor gravidade na região, a mobilização chega para reforçar a conscientização em um momento oportuno, tendo em vista que Olímpia decretou recentemente estado de epidemia. Ao todo, a cidade registra 556 casos positivos da doença.