O Programa Pontos MIS, em parceria com a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, traz para a Estância Turística de Olímpia mais uma oficina gratuita voltada a todos que têm interesse pela linguagem e produção de cinema. Esta é a segunda formação oferecida por meio da parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo neste ano. Desta vez, o curso rápido será o “Cine Celular”. Marcado para o dia 26 de abril, a capacitação ocorrerá na ECO - Estação Cultural de Olímpia, das 13h às 17h.
A oficina terá como foco o aprendizado de conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica. O objetivo é capacitar os participantes por meio de uma visão crítica e emancipatória do fazer artístico e, com isso, dar autonomia na produção e realização de pequenas obras audiovisuais. A proposta é realizar todo o processo utilizando um aparelho celular para captar e editar os filmes.
Os participantes terão a oportunidade de produzir, na prática, uma obra audiovisual curta. Para encerrar o curso, os filmes realizados serão exibidos e debatidos. As análises em conjunto terão como foco fortalecer o olhar dos participantes sobre as obras criadas em grupo e, assim, aprimorar os conhecimentos na área.
A oficina será ministrada pelo cineasta, videomaker, roteirista, radialista, cineclubista e produtor Diaulas Ullysses, que também atua como professor de audiovisual e pesquisador independente de cinema e vídeo. Graduado em Gestão de Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo e com formação no curso de Direção de Cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André, o professor tem amplo conhecimento na área de cinema, direção e produção audiovisual.
Diaulas Ullysses trabalhou e trabalha em diversas ações dentro do cinema e vídeo brasileiro – como mostras, festivais, movimento cineclubista, edições de revistas, livros e textos; ministrou e ministra oficinas e cursos de cinema e vídeo em São Paulo, no ABC e no interior do estado; e ajudou na concepção, montagem e coordenação da sala de cinema na cidade de Diadema – SP: o Cine Eldorado. Desde 1995, realiza roteiros, produções e direções de filmes de curta, média e longa-metragem, institucionais e videoclipes.
Com duração de 4 horas, o curso é voltado para pessoas a partir de 14 anos. Ao todo, serão oferecidas 25 vagas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Prefeitura por meio do link
https://tinyurl.com/InscricoesPontoMIS e preencher o formulário de inscrição.
OFICINA PONTOS PIS – CINE CELULAR
26 de abril (sábado) - das 13h às 17h
ECO - Estação Cultural de Olímpia
Rua Cel. José Medeiros, nº 477 - Patrimônio de São João Batista