A Estância Turística de Olímpia vai receber a Carreta do Hospital de Amor de Barretos por mais um ano. Na última sexta-feira, dia 25 de abril, a equipe responsável pela Campanha de Prevenção ao Câncer reuniu enfermeiras e agentes comunitários de saúde de Olímpia em um treinamento que orientou os profissionais sobre rastreio, busca ativa, cadastros e agendamentos de exames. Neste ano, a ação da unidade móvel será realizada de 2 de junho a 8 de julho.
Responsável por realizar os exames da campanha de prevenção ao câncer, a ação tem como foco o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a diminuição da taxa de mortalidade, bem como a garantia da qualidade de vida, os cuidados com a saúde e também a conscientização da população sobre os riscos das doenças. Neste ano, serão oferecidos mais de 3 mil exames, sendo 1.773 de Mamografia, 1.150 de Papanicolaou e 300 de rastreamento de câncer colorretal (FIT).
Conforme orientações da área da saúde, a mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, sendo que, dos 40 aos 49, o exame deve ser realizado anualmente; e dos 50 aos 69 anos, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolau, a indicação é para mulheres de 25 a 64 anos. Já os exames de Cólon e Reto (FIT) são oferecidos a homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, que não tenham sido submetidos à colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos.
As pessoas na faixa etária indicada podem procurar as unidades de saúde para marcar o exame, levando os seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.
Vale ressaltar que a marcação dos exames será limitada, de acordo com a disponibilidade de vagas e horários oferecidos pela ação. Todos os exames são gratuitos e realizados com o apoio da equipe da Secretaria de Saúde, devidamente treinada.
A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, que assumiu o compromisso de fornecer toda a estrutura necessária para que o atendimento seja realizado na cidade.