O mês de maio é marcado pelas campanhas do “Maio Amarelo”, que visam desenvolver ações de conscientização para um trânsito mais seguro. Para promover a educação, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio das Secretarias de Segurança, Trânsito e Mobilidade e de Educação, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), realizará atividades educativas em dez escolas da rede municipal da cidade, com foco em ensinar às crianças a importância de respeitar as normas de trânsito.
Nesta quarta-feira, dia 07 de maio, a ação foi realizada na escola EMEB Professora Zenaide Rugai Fonseca. Nos próximos dias, as atividades também serão ministradas nas escolas EMEB Dona Luiza Seno, EMEB Joaquim Miguel dos Santos, EMEB Washington Junqueira Franco, EMEB Professor Reinaldo Zanin, EMEB Jardim Hélio Cazarini, EMEB Santo Seno, EMEB Mauricio César Alves Pereira e EMEB Prof. José Sant'Anna. A iniciativa teve início na última segunda-feira, dia 05 de maio, no EMEB Theodomiro da Silva Melo.
Uma das ações, realizada todos os anos, é promovida pela GCM, que propõe aos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino uma reflexão sobre a importância de conhecer e respeitar as normas de circulação e conduta. Essa iniciativa faz parte da "Escolhinha do Trânsito", um projeto que tem como objetivo ensinar às crianças, por meio de atividades lúdicas, sobre sinalizações de trânsito, faixas de pedestres e alertas gerais para fácil assimilação.
Vestidos com fantasias de carros, os alunos percorrem o circuito, aprendendo, na prática, sobre placas de sinalização, faixas de pedestres, semáforos e limites de velocidade. Ao final, os alunos recebem uma carteira de habilitação de “condutores mirins”, mostrando que quem conhece e cumpre as leis de trânsito colabora para que a paz no trânsito e o respeito à vida sejam primordiais todos os dias.
A ideia da atividade também tem como objetivo transformar as crianças em agentes multiplicadores, para que, por meio do conhecimento adquirido, levem aos pais e familiares informações importantes, com a prática da segurança para a redução de acidentes.
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o país. O objetivo é estimular nos motoristas a consciência de que a responsabilidade por um trânsito melhor é de cada cidadão. A cor amarela foi escolhida pelo fato de que, nos semáforos, representa “atenção”, incentivando a mensagem de atenção pela vida.