Na última sexta-feira, 05, as turmas do 4° ano da Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos, localizado no bairro Vila Nova, viveram um momento emocionante que reuniu o amor pela literatura ao ensino da escrita e leitura.
O lançamento oficial da obra “Floresta Encantada”, livro infantojuvenil criado por cerca de 37 alunos, e a sessão de autógrafos foram iniciativas educativas da diretora da unidade, Bruna Karoline Maestro, e das professoras Eliana Ribeiro Campos e Priscila Cavagna com apoio da Secretaria de Educação de Olímpia.
A obra, escrita e ilustrada por crianças de 9 anos, é resultado de um trabalho pedagógico de letramento realizado no 2º semestre, ao longo de quatro meses de oficinas criativas, estudo de gêneros literários, produção e revisão textual. O resultado final foi um conjunto de livros autorais, desenvolvidos individualmente e entregues às famílias, contendo sete capítulos sobre os mistérios da floresta.
O evento reuniu familiares e demais convidados para prestigiarem os pequenos escritores, que tiveram a oportunidade de autografar seus próprios exemplares; um marco na trajetória escolar dos estudantes e um incentivo para a leitura.
Natália Cristina Lucatelli Joventino, coordenadora pedagógica da EMEB Joaquim Miguel, considera que cada página do livro autoral carrega a criatividade, o esforço e o olhar único das crianças, que exploraram narrativas, desenvolveram ilustrações e aprimoraram suas habilidades de escrita durante o processo.
“Os alunos tiveram um grande salto na aprendizagem durante a produção desta obra. A cada etapa percebíamos a evolução na ortografia, a ampliação do vocabulário e, principalmente, o brilho nos olhos por se sentirem capazes. Esse projeto nos mostra o poder da escrita na formação dos alunos e enche nosso coração de orgulho”, aponta Natália.
Para a Secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, o lançamento do livro “Floresta Encantada” representa o talento e sensibilidade dos alunos e traz à tona toda a dedicação dos educadores.
“Ver nossas crianças assinando seus próprios livros é testemunhar o nascimento de autores, de leitores mais críticos, de jovens que se expressam e se reconhecem no mundo por meio da palavra. A educação se fortalece quando a escola cria espaço para a imaginação florescer e quando o aprendizado ganha vida!”, confirma Jéssica.
A Secretaria Municipal de Educação de Olímpia reforça seu comprometimento com projetos pedagógicos que estimulem a leitura logo na infância e ajudem os alunos a desenvolverem mais confiança e a acreditarem nos próprios talentos.
A Prefeitura de Olímpia parabeniza as professoras, os alunos e as famílias envolvidas no projeto, e almeja que este momento seja apenas um primeiro capítulo dentre muitos projetos futuros que inspirem as mentes e os corações dos pequenos olimpienses.









