A partir da próxima segunda-feira, 12 de maio, a Estância Turística de Olímpia dará início ao projeto Cidade Limpa, que percorrerá mais de 70 bairros da cidade e os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu. A iniciativa, que segue até o dia 27, tem como objetivo recolher entulhos e resíduos descartados pela população e, assim, promover a limpeza urbana e contribuir com a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
Distribuídas em doze dias de trabalho, as equipes de limpeza percorrerão todas as regiões de Olímpia e os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, seguindo um cronograma oficial disponível nos canais de comunicação da Prefeitura. O morador deve ficar atento à data de coleta em seu bairro e depositar todo o material a ser descartado na calçada da residência até as 7h do dia da coleta.
Na segunda-feira (12), os primeiros bairros a serem percorridos são Cohab III, São José, Vila Raia, Vila Mouco, Santa Terezinha, Jardim Garcez, CDHU I e Vila Nova. Na terça-feira (13), será a vez do Jardim dos Laranjais, Jardim Centenário, Jardim Toledo, Santa Júlia, Vila Rodrigues, Vila Di Marco, Jardim Botânico e Villa Lobos.
Na quarta-feira (14), o mutirão passará pelos bairros Tropical I, Santa Rita, Silva Melo, Santa Elisa, Parque das Américas, Vila Santa Genoveva, Vila Gameiro e Vila Rizzati. Na quinta-feira, dia 15 de maio, as equipes estarão no Tropical II, Cote Gil, Alto Cote Gil, Jardim Glória, Jardim Álvaro Brito, Residencial Veridiana, Tênis Clube, Jardim Amélia Dionísio e Jardim Colorado. Já na sexta-feira (16), o foco será a região do Centro I e II. O cronograma completo pode ser acessado por meio do link: https://tinyurl.com/CronogramaCidadeLimpa.
A ação, promovida pela TV Tem em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Zeladoria, Meio Ambiente e Saúde, busca contribuir com a limpeza urbana e o descarte correto de entulho e resíduos em Olímpia e nos distritos. O mutirão de limpeza também tem como foco a prevenção e o combate à proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos, bem como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A iniciativa desempenha um papel relevante para o município, pois ajuda a manter a cidade limpa e segura, melhorando a qualidade de vida da população. Para a realização do trabalho de limpeza, mais de 10 máquinas e caminhões e cerca de 50 profissionais estarão envolvidos na ação.
O projeto realiza a coleta de descartes como móveis velhos, eletrodomésticos em desuso, restos de madeira, peças de metal, colchões, pneus, sofás, sucatas e recicláveis. É importante lembrar que materiais como lâmpadas, entulho de construção civil acima de 1m³ e lixo eletrônico não são recolhidos pelas equipes, por terem orientações específicas para o descarte correto.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente pelo WhatsApp (17) 93300-9836.