Comprometida com a segurança pública e a valorização do trabalho policial, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia passou a cumprir integralmente, em 2025, os valores previstos no convênio da Atividade Delegada firmado com a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Firmado em 2023 com validade de cinco anos, o convênio prevê o pagamento mensal de 24.384 UFESP, valor que, neste ano, equivale a aproximadamente R$ 75.224,64. No entanto, até o ano passado, a gestão anterior repassava mensalmente apenas cerca de R$ 50 mil, menos do que o estipulado em contrato, comprometendo a execução plena do programa.
Os valores representam aumento de 33% para fins do cumprimento legal do convênio, o que representa não só a regularização, como também um reconhecimento da importância da atuação da Polícia Militar nas ações de fiscalização e segurança que beneficiam diretamente a população.
A Atividade Delegada permite que os policiais militares atuem em seus horários de folga, com remuneração paga pelo município, reforçando o patrulhamento ostensivo e a fiscalização em áreas como comércio ambulante, sossego público, licenciamento de estabelecimentos e uso adequado de passeios públicos. As horas trabalhadas são remuneradas conforme a patente e o dia da semana, podendo chegar até 2 UFESP por hora em domingos e feriados, nos casos de oficiais.
A iniciativa é resultado da parceria entre o município, com a supervisão da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, e o Governo do Estado e fortalece o policiamento preventivo, promovendo mais segurança, organização e tranquilidade à população e aos turistas que visitam Olímpia.
“Segurança pública é prioridade da nossa gestão. Ao regularizar o pagamento da Atividade Delegada, estamos cumprindo o convênio firmado com a Polícia Militar e valorizando o trabalho de quem protege nossa cidade. É um investimento que retorna em mais presença, ordem e tranquilidade para a população”, destaca o prefeito Geninho Zuliani.
Recentemente, a atual gestão também reajustou os valores pagos a título de pró-labore aos Policiais Militares que atuam no município. O reajuste, que não era feito desde 2008, corrige uma defasagem histórica e representa um avanço significativo na valorização profissional da segurança pública local, de 161%, quase que triplicando o valor da gratificação.