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AGO
11
11 AGO 2025
CULTURA
Olímpia encerra 61º Festival do Folclore com destaque nacional e anuncia Rio de Janeiro como homenageado de 2026
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A Estância Turística de Olímpia acaba de encerrar mais uma edição especial do Festival do Folclore, que entrou para a história. Completando 61 anos, o FEFOL é um dos maiores e mais importantes eventos da cultura popular do Brasil e, em 2025, ganhou mais visibilidade e reconhecimento, consolidando Olímpia como Capital Nacional do Folclore.

O encerramento realizado nesse domingo, dia 10 de agosto, selou o sucesso da festa. Ao todo, 160 mil pessoas participaram das diversas atividades gratuitas que integraram a programação do 61º FEFOL, durante o dia e à noite, ao longo dos nove dias. O alcance do festival foi ainda maior se considerado o público online, que acompanhou as transmissões ao vivo. Neste ano, cerca de 170 mil visualizações foram registradas no Youtube e Facebook, alcançando internautas em diversos locais do Brasil e também no exterior. Nas redes sociais, os conteúdos do FEFOL ultrapassaram 2 milhões de visualizações, um alcance recorde.

A noite de maior sucesso foi a da abertura, no sábado, dia 02 de agosto, que reuniu cerca de 30 mil pessoas no Recinto e contabilizou mais de 25 mil visualizações online. O espetáculo de abertura, preparado pela Secretaria de Educação, contou com mais de 600 pessoas envolvidas, a maioria delas alunos da rede municipal, além de professores e grupos convidados. O enredo abordou o tema da edição “Raízes que nos Conectam”, reforçando a ideia de que é nas origens culturais de cada um que se encontra a força que mantém viva a cultura popular brasileira. Além disso, a apresentação fez referência ao Maranhão, estado homenageado, mostrando sua riqueza histórica e cultural, com a beleza natural dos lençóis maranhenses, o Centro Histórico de São Luís, a Serpente Encantada e os Cazumbás, além dos sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.



Este ano, uma das grandes novidades que encantaram o público foram os tapetes aéreos, que decoraram a arena, os corredores e a entrada principal do Recinto. O trabalho artesanal foi feito pelo casal paraibano, João Carlos e Maria Ylma, formando elementos de homenagem ao Maranhão, ao FEFOL e ao folclore brasileiro, desenhados por bandeirolas. A arte foi marca desse festival também com os murais pintados pelo artista plástico olimpiense, Rick Duran, e o desenho do Bumba Meu Boi, que ilustrou o cartaz da edição, produzido pelo artista Rochinha.

Com uma programação extensa e recheada de atividades, o FEFOL contabilizou mais de 120 apresentações no palco principal e, mais uma vez, foi além dos limites do Recinto, levando o folclore e a mistura da cultura brasileira também para as ruas, com as peregrinações pelas diversas ruas do centro comercial e na Praça, no desfile de encerramento, além de apresentações em espaços públicos e empresas, nos parques aquáticos, em todas as escolas municipais, incluindo os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, envolvendo todos os públicos e idades.

O encantamento com os grupos participantes da edição também foi marcante. Ao todo, 61 grupos folclóricos e parafolclóricos, vieram de 20 estados de todas as regiões do país, número recorde de estados representados em uma única edição, reunindo 2 mil artistas, entre dançarinos, músicos e integrantes dos grupos. Além do Maranhão, estado homenageado, o Acre também ganhou destaque, por participar pela primeira vez do festival em 61 anos de história.



A mistura de ritmos, de cores e, principalmente, de cultura, proporcionaram ao público uma verdadeira e rica viagem pelo Brasil, com apresentações que envolveram os olimpienses e visitantes. Uma edição que recebeu grupos tradicionais na história do FEFOL e também contou com 17 grupos inéditos.

As atividades da Educação também deram um show à parte, cumprindo mais uma vez a missão de resgatar e perpetuar a cultura e a tradição, com brincadeiras antigas, vivência cultural, aprendizado e o Minifestival, que contou com a participação de escolas da rede pública e privada e foi prestigiado por milhares de pessoas. Segundo balanço, foram apresentações de 18 escolas municipais e uma particular, além de oito grupos visitantes, durante os cinco dias, somando 550 alunos e artistas. Um público que ultrapassou 3 mil pessoas e contou com a visita de escolas de 10 cidades.

Este ano, o FEFOL ganhou ainda o Brasil com a ampla cobertura jornalística, de diversas emissoras e veículos de imprensa, locais, regionais e até nacionais, potencializando a divulgação dessa festa que representa o país. A força política, que exerce importante papel no crescimento da representatividade do festival no território nacional, também foi marcante, contando com a presença inédita do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, além das visitas de secretários de Estado de SP, deputados federais e estaduais e até mesmo da secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

“Não tenho outra palavra para encerrar esse festival, nesse momento tão importante, do que agradecer. Agradecer todos os funcionários e colaboradores da Comissão Organizadora e, principalmente da Secretaria de Cultura que, por muitos meses, estão preparando essa edição e, a partir de amanhã, já começam os preparativos pro ano que vem. Mais de 2 mil pessoas passaram por esse palco, nesses nove dias, se apresentando, pessoas que vieram de muito longe. Temos uma gratidão enorme pela participação do Maranhão, que foi o estado homenageado esse ano e, no ano que vem, nós vamos homenagear o Rio de Janeiro. Assim, declaro encerrado o Festival do Folclore de 2025. Muito obrigado e até o ano que vem”, ressaltou o prefeito Geninho Zuliani, no encerramento da festa.

Agora, o Festival do Folclore de Olímpia já entra na contagem regressiva para a 62ª edição, que será realizado de 01 a 09 de agosto de 2026, celebrando o Jubileu de Alecrim e tendo como homenageado o estado do Rio de Janeiro.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural, parceiros institucionais e patrocínio de empresas olimpienses.

FOTOS: https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums/
 
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