O Festival do Folclore de Olímpia, além de ser o ponto de encontro da cultura popular, também é local estratégico para divulgação e oferta de diversos serviços de utilidade pública, aproveitando o grande fluxo de pessoas que visitam a festa, durante os nove dias.
Pensando nisso, este ano, a Prefeitura contou com um espaço destinado a estandes institucionais, localizado na entrada do Pavilhão do Minifestival. Neste ambiente, os visitantes do evento puderam conhecer e se informar sobre serviços relacionados ao turismo, saúde, inovação, capacitação profissional e muito mais.
No local, o público recebeu informações sobre atrativos turísticos e o novo app do Turismo “Destinos Inteligentes”, detalhes sobre as funcionalidades do Conecta+Olímpia, divulgação sobre os cursos oferecidos pela Fatec, Etec e oportunidades de crescimento, empreendedorismo e qualificação profissional do Olímpia+Empreendedora.
Quem passou pelos estandes ainda teve a chance de se imunizar com a vacina da gripe, que segundo a Secretaria de Saúde, contabilizou 168 doses aplicadas. A Santa Casa também esteve presente, oferecendo procedimentos de monitoramento de saúde, como aferição de pressão e verificação do destro (glicemia).
Já nas proximidades dos acessos ao Recinto do Folclore, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, em parceria com o Detran/SP, realizou abordagem direcionada à população e visitantes que se deslocaram a pé na entrada e saída do local. A equipe distribuiu panfletos informativos, contendo orientações sobre os riscos e penalidades da condução de veículos sob efeito de álcool, além de apresentar aos participantes o simulador educativo de bafômetro.
Os cidadãos foram convidados a realizar o teste voluntário no simulador, recebendo explicações sobre o funcionamento do aparelho e, principalmente, sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas associado à direção veicular. O objetivo central foi reforçar a conscientização e promover a mudança de comportamento, transmitindo a mensagem clara: “Se beber, não dirija”.
A atividade, realizada nos dois sábados do FEFOL, teve caráter preventivo e educativo, integrando o conjunto de ações do município voltadas à preservação da vida, à segurança viária e à redução de acidentes de trânsito.
FUNDO SOCIAL
Já o Fundo Social de Solidariedade, sob a coordenação da presidente e primeira-dama, Ana Cláudia Zuliani, contou com uma barraca exclusiva, na praça de alimentação, comercializando, lanches, porções, bebidas, espetos e também quitutes em parceria com o projeto “Nós Mulheres de Olímpia”, como arroz doce, canjica e doce de leite. A renda arrecadada será revertida para os projetos do Fundo Social.