Com o intuito de fortalecer e incentivar as ações de educação ambiental, a Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente ministrou, na terça-feira, 26 de agosto, a palestra "Conhecendo e construindo a saúde pelo ambiente", para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.
O Programa “Mais Saúde com Agente”, recentemente, foi ampliado pelo Ministério da Saúde, ofertando cursos técnicos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), promovendo qualificação profissional para um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia é uma ampliação do programa, com o objetivo de preparar ACS e ACE para as novas atribuições das categorias e para os desafios que se apresentam no trabalho em saúde nas comunidades.
A palestra foi ministrada pela gestora e educadora ambiental Jaqueline Marília Barbosa, que abordou temas como ecologia, saneamento básico, riscos ambientais, doenças transmissíveis e não transmissíveis, mudanças climáticas e saúde do trabalhador. Um ponto central é o conceito de One Health (Uma Só Saúde), que integra saúde humana, animal e ambiental, reforçando a necessidade de ações conjuntas para enfrentar desafios como pandemias, insegurança alimentar, uso de agrotóxicos e mudanças climáticas.