A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia conquistou um marco importante para o desenvolvimento urbano, mobilidade e segurança viária do município. O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), publicou no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira, 27 de agosto de 2025, o despacho que autoriza a cessão de duas vias de acesso rodoviários estaduais para o Município.
Com a medida, assinada pelo governador Tarcísio de Freitas, Olímpia passa a ter autonomia para gerir as áreas, o que abre caminho para a execução de obras estratégicas de mobilidade urbana, trazendo benefícios diretos para a população. A cessão contempla a Rod. Dr. Wilquem Manoel Neves (SPA-137/425) e a Rod. Álvaro Britto (SPA-442/322), via de acesso ao distrito de Ribeiro dos Santos (SPA 458/322).
A partir da mudança, a cidade deixa de ser apenas usuária das rodovias e assume papel de gestora ativa para manutenção e obras, podendo integrar os acessos ao planejamento urbano municipal, alinhados ao Plano Diretor e às estratégias de mobilidade e desenvolvimento.
Assim, entre as melhorias estão adequações para melhoria da segurança viária e infraestrutura, como redutores de velocidade, faixas de pedestres e ciclovias; investimentos estruturais em sinalização, paisagismo e iluminação para valorização da área, além de proporcionar maior viabilidade para firmar convênios e parcerias para captação de recursos.
A cessão elimina a necessidade de autorizações do DER, acelerando a execução de projetos para a região, em especial, a aguardada construção de uma rotatória que garantirá acesso seguro ao bairro Quinta das Aroeiras e o avanço das obras de interligação entre os bairros Cohab I e II e Menina Moça.
Segundo o prefeito Geninho Zuliani, a conquista representa um passo decisivo para o futuro da cidade. "Essa cessão representa um avanço estratégico para a mobilidade urbana de Olímpia. São áreas que agora poderão ser planejadas e incorporadas ao crescimento da cidade, com foco na segurança viária, no desenvolvimento urbano e também na valorização do nosso turismo, uma vez que são vias de grande fluxo de entrada à cidade. É uma conquista que reduz burocracias e garante agilidade para concretizar projetos importantes como a rotatória do Quinta das Aroeiras, uma demanda histórica da nossa população."
“Já temos o recurso garantido do Governo do Estado, por meio do DADETUR, para melhorar a infraestrutura desses que são os principais acessos à cidade e, agora, com a cessão das vias, garantimos a autonomia do município. Vamos agilizar para finalizar as readequações importantes no projeto que irá melhorar a mobilidade e a segurança viária”, destacou o secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina.