A diversidade cultural esteve presente em duas escolas municipais em tempo integral nos dias 28 e 29 de agosto, durante a realização do IV Intercâmbio Cultural entre as escolas do período complementar do ensino Fundamental. Com decoração temática, muitas cores e a alegria das crianças, EMEBs Profª Zenaide Rugai Fonseca e Washington Junqueira Franco (em Baguaçu) ganharam uma nova cara, celebrando a troca de experiências entre estudantes e professores.
O evento, promovido anualmente no final de agosto, tem como objetivo estimular a interação, a socialização e a troca de aprendizados e vivências entre as escolas participantes, além de evidenciar o trabalho desenvolvido nas aulas do Período Complementar. A iniciativa também busca valorizar a riqueza cultural brasileira, destacando produções realizadas pelos alunos ao longo do ano.
De acordo com a coordenadora técnico-pedagógica do Período Complementar, Naellen Zacharias, o projeto tem grande importância para a formação dos estudantes. “A ideia do intercâmbio é mostrar um pouco das atividades que são trabalhadas no período complementar. É um trabalho que as professoras desenvolvem explorando as riquezas culturais do Brasil, dentro do projeto Incentivo à Leitura”, explica.
Durante as atividades, foram desenvolvidos jogos, apresentações musicais, danças, brincadeiras e exposições relacionadas ao Incentivo à Leitura, abordando subtemas como autores brasileiros, meio ambiente, cultura afro-brasileira, o folclore e muito mais.
A programação ocorreu em dois dias. No dia 28 de agosto, a EMEB Profª Zenaide Rugai Fonseca recebeu a visita da EMEB Prof. José Sant’Anna, abrindo a troca cultural. Já no dia 29, foi a vez da EMEB Washington Junqueira Franco sediar o encontro, com a presença da EMEB Jardim Hélio Cazarini. Nos dois dias, apresentações artísticas, exposições e brincadeiras envolveram os alunos em um ambiente de integração e valorização da diversidade.
O IV Intercâmbio Cultural é promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Educação, e reforça o propósito de valorizar e fortalecer a cultura no ambiente escolar.
Reconhecimento Nacional
Em julho, a iniciativa também garantiu reconhecimento nacional. Olímpia foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), para integrar o Mapa de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O projeto “O intercâmbio cultural entre escolas de educação em tempo integral como fator de valorização de práticas pedagógicas e de identidade” passa a figurar entre as 739 ações inovadoras de todo o Brasil, ao lado de 714 municípios e 25 estados.
Com a seleção, a experiência olimpiense fará parte de ações de difusão nacional, como um mapa interativo, cadernos de narrativas e redes de trocas entre as redes públicas de ensino. Algumas das iniciativas escolhidas também participarão da Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, que será realizada nos dias 1º e 2 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e poderão integrar a Rede de Trocas, que reunirá secretarias de educação de março a novembro de 2026.
O reconhecimento reforça o compromisso da rede municipal de ensino de Olímpia com uma educação que vai além do tempo estendido em sala de aula, promovendo também a valorização da identidade cultural, o protagonismo estudantil e a integração com a comunidade.
Confira outras imagens do Intercambio Cultural por meio do link: https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums/72177720328660551