Cerca de 15 alunos da EMEB Professora Zenaide Rugai Fonseca marcaram presença no 1º Fórum da Consciência Negra, realizado na Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos, com uma apresentação cultural que encantou o público na noite da última sexta, 14. Os estudantes levaram ao evento o Carimbó, dança tradicional do Pará, que abriu a programação antes da palestra “Mulheres, representatividade e vozes negras”.
A participação dos alunos integrou as ações promovidas no encontro, que reuniu 150 educadores, estudantes e a comunidade para discutir temas ligados à identidade, diversidade e a valorização da cultura afro-brasileira.
A secretária de Educação de Olímpia, Jéssica Maria dos Santos, acompanhou o grupo e destacou a importância da iniciativa. O carimbó, dança folclórica de origem afro-indígena ensinada na EMEB Zenaide, é uma manifestação cultural que resiste desde o século XVII, levando o som do tambor para os passos envolventes da dança de roda do estado paraense para todo o Brasil.
Segundo Jéssica, a presença da escola no fórum reforça o compromisso da rede municipal com práticas pedagógicas que estimulam o respeito, ampliam referências culturais e folclóricas e, ainda, fortalecem o protagonismo de crianças e adolescentes de Olímpia, cidade que é reconhecida como Capital Nacional do Folclore.
A Prefeitura de Olímpia incentiva a participação estudantil em espaços de diálogo e celebração regionais, valorizando expressões culturais e reconhecendo o papel das escolas na formação cidadã.









