A partir desta quinta-feira, 4 de setembro, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia inicia uma nova etapa das obras de galerias de águas pluviais na Avenida Andrade e Silva. O objetivo é melhorar o escoamento da água da chuva e evitar alagamentos. Essa fase é importante para aumentar a capacidade de drenagem da água que vem dos bairros Jardim Blanco, Jardim Menina Moça e parte da região da COHAB, onde a galeria atual não consegue atender toda a demanda.
Durante a obra, um novo trecho da Avenida Andrade e Silva, entre as avenidas Aurora Forti Neves e Mário Vieira Marcondes, ficará interditado temporariamente para o motorista que segue em direção ao Recinto do Folclore. O desvio indicado prevê a rota que passa pelas avenidas Aurora Forti Neves e Deputado Waldemar Lopes Ferraz, o único trajeto que permite a passagem de caminhões. Outras ruas possibilitam desvios mais curtos, porém não suportam a circulação de veículos grandes.
A Prefeitura reforça que a sinalização será feita desde a Rodovia Natal Breda e lembra que todos os motoristas de caminhão devem respeitar a sinalização e as leis de trânsito. Placas e avisos estarão instalados para orientar o tráfego, e a previsão é que o fechamento dure algumas semanas, até a conclusão da obra. A Guarda Civil Municipal também fará orientação no local.
O serviço faz parte de um contrato da Prefeitura, que prevê dois projetos. O primeiro é a construção de uma galeria de águas pluviais que sai do córrego Olhos d' Água, no cruzamento da Avenida Aurora Forti Neves com a Avenida Andrade e Silva, e seguirá por 210 metros.
Serão realizados serviços de escavação, assentamento de tubos, construção de boca de lobo e posto de visita, com recomposição do pavimento à medida que a galeria avança. Essa galeria foi dimensionada para captar corretamente a água de chuva da bacia de contribuição da região, solucionando problemas de alagamentos e danos ao pavimento, especialmente próximo ao piscinão da Avenida Menina Moça. Futuramente, outras etapas permitirão que a galeria continue seguindo em direção ao Recinto do Folclore, garantindo o escoamento completo.
A segunda etapa do contrato contempla a construção da Bacia de Contenção na Avenida Menina Moça. Essa obra já está em execução. Até o momento, foi realizada a escavação da bacia, que será cercada com alambrado, mas a continuidade dos trabalhos ocorrerá em etapas futuras.
Ambos os projetos são realizados em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com contrapartida da Prefeitura de Olímpia. Eles incluem fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a execução completa.
A Prefeitura reforça a atenção aos desvios e agradece a compreensão da população durante a execução dos trabalhos, que visam à melhoria da drenagem urbana, prevenção de alagamentos e maior segurança para motoristas e pedestres na região. Vale ressaltar que o Município está se esforçando para realizar as obras no menor tempo possível, a fim de minimizar os transtornos aos motoristas e moradores.