No próximo domingo, a Estância Turística de Olímpia realizará um dos atos cívicos mais importantes do ano. No dia 7 de setembro, feriado nacional, será realizado o tradicional desfile em celebração à Independência do Brasil, que, este ano, completa 203 anos.
A programação gratuita terá início às 7h30, com o Hasteamento das Bandeiras nos mastros da Praça Rui Barbosa. Na sequência, às 8h, será aberto o desfile pela Rua David de Oliveira, na lateral da Praça da Matriz, entre a Rua Síria e a Rua Coronel Francisco Nogueira.
O evento contará com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, projetos esportivos, clubes de serviço, associações, igrejas, entidades, entre outras instituições envolvidas. Cerca de 60 grupos integrarão o desfile, divididos por blocos.
Além disso, na Praça da Matriz será montada uma tenda com a equipe de saúde. Os agentes de endemias orientarão a população sobre a conscientização de prevenção contra a dengue e o escorpião, com a presença do mascote do mosquito e quiz interativo. O evento também contará com o apoio da Sabesp, oferecendo água gratuita para todo o público presente.
Os participantes do desfile percorrerão o trajeto da Rua David de Oliveira, a partir do cruzamento com a Rua Conselheiro Antônio Prado, passando pela lateral da Praça Central, com dispersão após a Rua Coronel Francisco Nogueira. A previsão é de que o trânsito seja impedido a partir das 7h e liberado logo após o encerramento do evento.
Os pontos de interdição para o desfile serão nas seguintes vias: Rua David de Oliveira com Rua Denadai; Rua Nove de Julho com Rua Cassiano de Mello; Rua Caetano Gotard com Rua Nove de Julho; Rua Caetano Gotard com Rua Capitão Luiz Teixeira Leite; Rua José Clemêncio com Rua Bernardino de Campos; Rua José Clemêncio com Rua Nove de Julho; Rua Síria com Rua Bernardino de Campos; Rua Síria com Rua David de Oliveira; Rua Conselheiro Antônio Prado com Rua Nove de Julho; Rua Dr. Antônio Olímpio com Rua Bernardino de Campos; Rua São João com Rua Nove de Julho e Rua Bernardino de Campos com Rua Coronel Francisco Nogueira. Vale ressaltar que a Rua Síria só será interditada no início do desfile.
Coordenado pela Secretaria de Educação, com o apoio de outras secretarias municipais, o ato estima reunir milhares de olimpienses, entre público e participantes.