A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu uma notificação de alerta aos moradores da Estância Turística de Olímpia, na tarde desta segunda-feira, 08 de setembro, chamando a atenção para a baixa umidade do ar até às 19h, o que pode causar risco à saúde e de incêndios em vegetação.
O chamado usa o sistema de Cell Broadcast para enviar alertas diretamente aos celulares da população, sem a necessidade de aplicativo. A nova ferramenta foi implantada com o objetivo de acionar áreas de risco. Neste caso, o alerta foi relacionado à umidade relativa do ar em estado de emergência, de acordo com os índices da Organização Mundial de Saúde, provocado pelo tempo seco e altas temperaturas.
Diante do alerta, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia reforça orientações à população sobre questões essenciais relativas à qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente. Confira dicas importantes:
- Mantenha-se hidratado — beba bastante água para evitar complicações respiratórias e outras reações adversas à baixa umidade.
- Evite queimadas ou fogueiras — o risco de propagação rápida de incêndios é elevado quando o ar está seco.
- Cuide de pessoas vulneráveis – idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias não devem passar por exposição prolongada ao sol e nem ambientes secos.
A gestão municipal ressalta que este tipo de alerta é fundamental para o bem-estar da comunidade, e que Olímpia está atenta às orientações estaduais para proteger a saúde e conservar a segurança da população.
Além da nova ferramenta tecnológica, a Defesa Civil também envia mensagens gratuitas com orientações e previsões meteorológicas. Para receber, o morador deve encaminhar o CEP por SMS para o número 40199. Em casos de emergência, os contatos indicados são: Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190).